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OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

hábitos eficazes

HÁBITOS EFICAZES estão presentes na raiz de todo processo de mudança. E o conceito de raiz traz em si o sentido “de dentro para fora”.

O autor Stephen R.Covey aborda no seu livro a necessidade da MUDANÇA DE COMPORTAMENTO e relata sobre a importância de pensarmos de dentro para fora, de assumirmos a responsabilidade por nossas atitudes e por quem somos, mudando a maneira como nos enxergamos e ao mundo, sob as crenças que nos são ensinadas ao longo da vida.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes abrangem a maioria dos princípios fundamentais da eficácia humana. Estes hábitos são básicos, primários. Estes hábitos eficazes representam a interiorização dos princípios corretos nos quais o sucesso e a felicidade duradoura se baseiam.

Dentro de uma visão geral dos 7 hábitos eficazes, um hábito é definido como a interseção entre o conhecimento (o que fazer e o porquê), a habilidade (como fazer) e o desejo (o querer fazer).

Neste post estarei descrevendo resumidamente, cada um dos 7 hábitos eficazes de Stephen Covey.

Vale a pena ler. É um conteúdo maravilhoso e enriquecedor.

HÁBITO EFICAZ 1 | Proativo X Reativo

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Você tem certeza que é você mesmo que toma suas decisões?

Ou depende do que está acontecendo do lado de fora?

A palavra proatividade implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas.

Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance.

As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende do tempo estar assim ou assado.

As pessoas reativas também são afetadas pelo ambiente social, pelo “tempo social”. Quando as pessoas a tratam bem, sentem-se bem. Quando acontece o contrário, assumem uma postura defensiva ou protetora.

As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.

Os reativos são levados pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambientes.

Os proativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

Você pode perceber se está agindo de forma reativa ou proativa através de sua linguagem.   Se você disser: não há nada que eu possa fazer, você está agindo de forma passiva. Agora sendo esse comentário: vamos procurar alternativas, você está agindo de forma proativa.

Tomar a iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato, e sim reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam. É apenas um dos hábitos eficazes.

http://anaturezahumana.com.br/os-10-inimigos-da-boa-comunicacao/

HÁBITO EFICAZ 2 | Comece com o objetivo em mente

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Primeiro trace seu plano, depois entre em ação.

Começar com um objetivo em mente significa começarmos tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde estamos seguindo, de modo a compreendermos melhor onde estamos agora, e darmos passos sempre na direção correta.

Ao manter este objetivo claro na mente, podemos ficar certo de que qualquer coisa feita em um dia determinado, não viola o critério que definimos como tendo importância suprema, e de que cada dia de nossas vidas contribuiu de modo significativo para a visão que temos de nossas vidas como um todo.

As Duas Criações

Se baseia no princípio de que as coisas são criadas duas vezes.

Há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação, em todas as coisas. Por exemplo, a construção de uma casa, que é criada detalhe por detalhe, antes mesmo de martelar o primeiro prego.

Depois a criação física, que é transformada em planta onde se começa a planejar a construção. Tudo isso se faz antes de tocar no solo. Caso contrário, na segunda criação, a criação física, se precisará gastar uma fortuna fazendo modificações, o que dobrará o preço da casa.

Missão Pessoal

É a forma mais eficaz para começar com o objetivo em mente, é desenvolver uma missão pessoal, filosofia ou credo. Ela se encontra naquilo que a pessoa deseja ser (caráter) e fazer (contribuições e conquistas), e nos valores ou princípios nos quais o ser e o fazer estão fundados.

Uma vez que cada indivíduo é único, uma missão pessoal irá refletir sua unicidade, tanto na forma quanto no conteúdo. A missão é pessoal e na sequência ela passa pela estrutura familiar, social e profissional.

Autoconsciência

A auto consciência nos leva a examinar nossos próprios pensamentos. Isso é particularmente útil para a criação de uma missão pessoal porque os dons humanos específicos que nos permitem praticar esse hábito, imaginação e consciência, são funções primária do lado direito do cérebro. Compreender como lidar com esta capacidade do cérebro direito, aumenta grandemente nossa habilidade de primeira criação.

Visão Abrangente

Um dos maiores problemas que surgem quando as pessoas lutam para se tornar eficazes na vida é o fato de não pensar de modo suficientemente abrangente. Elas perdem o senso de proporção, o equilíbrio, a ecologia necessária para uma vida eficaz. Elas podem ser consumidas pelo trabalho e negligenciar a saúde do corpo. Em nome do sucesso profissional, elas podem deixar de lado os relacionamentos mais preciosos de suas vidas.

Declarações de Missão

As declarações de missão também são vitais para organizações bem-sucedidas: família, sociedade, empresas. E para alcançar a eficácia, a declaração precisa vir da base destas organizações. Todos devem participar de modo significativo, tanto na família, como nos relacionamentos, nos grupos sociais e não somente os altos escalões do planejamento estratégico, por exemplo, nas empresas, mas todos os envolvidos com o objetivo da missão.

HÁBITO EFICAZ 3 | Primeiro o mais importante

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Comece sempre pelo começo.

Assim você chega mais rápido e melhor.

É a segunda criação, a elaboração física. É a realização, a transformação em realidade, a emergência natural dos dois primeiros hábitos. Traduz-se por organizar e executar conforme as prioridades. É uma atuação no dia-a-dia, a cada segundo.

A matriz de gerenciamento do tempo está dividida em quadrantes:

Quadrante I – é importante e urgente.

E tem por atividade: crises, problemas urgentes, projetos com data marcada.

Os resultados são: estresse, esgotamento, administração de crises e sempre apagando incêndio.

Quadrante II – é importante e não urgente.

E tem por atividades: prevenção, desenvolvimento de relacionamentos, identificação de novas oportunidades, planejamento e recreação.

Os resultados são: visão, perspectiva, equilíbrio, disciplina, controle e poucas crises.

Quadrante III – é não importante e urgente.

E tem por atividades: interrupções, telefone, relatórios, correspondência, questões urgentes próximas, atividades populares.

Os resultados são: foco no curto prazo, administração de crises, considera planos e metas inúteis, faz papel de vítima, não controla a vida e relacionamentos superficiais ou rompidos.

Quadrante IV – é não importante e não urgente.

E tem por atividades: detalhes, pequenas tarefas, correspondência, perda de tempo, atividades agradáveis.

Os resultados são: total irresponsabilidade, demissão dos empregos, dependência de outros ou instituições para os itens básicos.

O objetivo da administração do Quadrante II é conduzir a vida com eficácia, a partir de um centro de princípios sólidos, e de um conhecimento da missão pessoal, com foco no importante bem como no urgente, dentro de um quadro de manutenção do equilíbrio entre o aumento da produtividade e o aumento da nossa capacidade de produção.

http://anaturezahumana.com.br/porque-esta-errado-so-administrar-o-tempo-para-alcancar-resultados/

HÁBITO EFICAZ 4 | Seja um ganha/ganha

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Um jeito melhor de ser.

É um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior. Entre os hábitos eficazes, este é considerado o campeão.

Os 6 paradigmas da INTERAÇÃO HUMANA são:

1. Ganha/Ganha

Significa entender que os acordos e soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de ação. Ganha/Ganha vê a vida como uma cooperativa, não como um local de competição. Ganha/Ganha se baseia no paradigma de que há bastante para todos, que o sucesso de uma pessoa não se conquista com o sacrifício ou a exclusão de outra.

2. Ganha/Perde 

Adota a abordagem autoritária: “eu sigo em frente, você fica para trás”. As pessoas Ganha/Perde são propensas a usar a posição, poder, cargo, coisas ou sua personalidade para avançar. Muita gente foi criada dentro desta mentalidade desde o nascimento. A força inicial e mais importante em ação é a família. Quando um filho é comparado com o outro, as pessoas vivem dentro do pensamento Ganha/Perde.

3. Perde/Ganha 

É pior que Ganha/Perde, pois não tem padrões. Nada de exigências, expectativas ou visão. Pessoas que pensam em Perde/Ganha normalmente preferem conceder e concordar. Tem pouca coragem de expressar seus sentimentos e opiniões, e se intimidam facilmente com a força da referência alheia. “Sou pacífico, faço qualquer coisa para manter a paz”.

4. Perde/Perde 

Quando duas pessoas Ganha/Perde se encontram, ou seja, dois sujeitos determinados, teimosos e egoístas interagem, o resultado é Perde/Perde. Os dois perdem e tornam-se vingativos, e querem a “revanche” ou a “vingança”. Também é filosofia de uma pessoa altamente dependente, sem orientação interna, que está mal e pensa que os outros também devem estar assim.

5. Ganha 

Pessoas com uma mentalidade tipo Ganha não desejam necessariamente, que outras pessoas percam. Isso é irrelevante. Só importa para elas conseguir o que pretendem.

6. Ganha ou nada feito 

Significa basicamente que se não conseguimos encontrar uma solução mutuamente benéfica, concordamos em discordar amigavelmente. Nada feito. Nenhuma expectativa foi criada, e compromissos de desempenho não foram estabelecidos.

HÁBITO EFICAZ 5 | Procure primeiro compreender depois ser compreendido

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Tipicamente, nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar, com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de retrucar. Elas estão sempre falando ou se preparando para falar.

ESCUTA EMPÁTICA

É a escuta com finalidade de compreender, ou seja, procura primeiro compreender. Está dentro do quadro de referências da outra pessoa. Compreende o que ela sente.

As pessoas são diferentes umas das outras e, portanto, seus problemas por mais parecidos que sejam, causam reações diferentes.

A empatia é igual a solidariedade. Esta é uma forma de concordar, uma forma de julgamento. Por vezes, é a emoção a resposta mais apropriada.

À medida que você aprende a entender profundamente as outras pessoas, vai descobrir grandes diferenças em sua percepção. Também vai começar a dar valor ao impacto que estas diferenças provocam, quando as pessoas tentam trabalhar juntas em situações interdependentes.

Saber como ser compreendido é a outra metade deste hábito, e é igualmente importante para se atingir soluções tipo Ganha/Ganha.

Procurar compreender exige consideração, procurar ser entendido requer coragem e humildade.

http://www.esensetreinamentos.com.br/20-dicas-para-uma-delegacao-eficaz/

HÁBITO EFICAZ 6 | Crie Sinergia

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Um mais um é três ou mais.

Em uma definição simples, Sinergia significa que o todo é maior que a soma das partes. A sinergia está em toda a parte na natureza. A ecologia é uma palavra que basicamente define o sinergismo na natureza, onde tudo está relacionado com todas as coisas. Se você colocar duas peças de madeiras juntas, elas aguentam muito mais o peso suportado do que cada uma individualmente. 

O hábito implica na cooperação criativa e no trabalho em equipe, pessoas com mentalidade ganha/ganha, aproveitando suas diferenças.

Quando convivemos e trabalhamos em sinergia, podemos criar muito mais coisas do que se tivéssemos que realizar tudo sozinho.

Procure somar as diferenças que você tem com uma pessoa que veja as coisas diferentes de você. Através dessa soma, vocês poderão chegar a conclusões semelhantes, mas com soluções diferentes.

Quanto tempo se perde em apontar os pecados alheios, em politicagem, rivalidades, conflitos interpessoais, medidas preventivas de proteção, maquinações e adivinhações?

Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são.

HÁBITO EFICAZ 7 | Renovação

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Equilíbrio em quatro dimensões. Revitalizar faz tudo melhorar.

Representa a capacidade de produção pessoal. Renova as quatro dimensões de sua natureza: espiritual, mental e social/emocional e física.

DIMENSÃO ESPIRITUAL

A dimensão espiritual é o seu centro, seu íntimo, seu comprometimento com o sistema de valores. Trata-se de uma área muito pessoal da vida, de importância suprema. Cada pessoa faz isso de forma muito, muito diferente.

Grande parte de nosso desenvolvimento mental e aprimoramento da disciplina vem da educação formal. Mas assim que deixamos a disciplina externa da escola, muitos de nós permitimos que as mentes se atrofiem. Não lemos mais coisas sérias, não exploramos novos temas em profundidades fora de nosso campo de ação, não pensamos analiticamente, não escrevemos, pelo menos não criticamente, ou de um modo que teste nossa habilidade de expressão em uma linguagem clara, concisa. Em vez disso, passamos o tempo vendo tevê.

DIMENSÃO SOCIAL E DIMENSÃO EMOCIONAL

A dimensão social e a dimensão emocional de nossas vidas estão vinculadas porque nossa vida emocional é principal, mas não exclusivamente, desenvolvida no relacionamento com os outros, e através dele se manifesta. Renovar a dimensão social/emocional não exige tempo, pelo menos não no sentido que a renovação das outras dimensões exige. Podemos conseguir isso dentro de nossas interações normais cotidianas com as pessoas. Mas isto requer treinamento, sem dúvida.

A maioria das pessoas resulta do espelho social, sendo influenciada pelas opiniões, ideias e paradigmas das pessoas a sua volta.

DIMENSÃO FÍSICA

A dimensão física trata de cuidar eficazmente de nosso corpo físico, comer alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente e praticar exercícios regularmente.

O processo de auto-renovação precisa incluir a renovação equilibrada em todas as quatro dimensões de nossa natureza. Apesar de renovação em cada uma das dimensões ser importante, ela somente se tornará eficaz por completo quando lidarmos com todas as dimensões de um modo sábio e equilibrado.

Negligenciar qualquer uma das áreas provoca um impacto negativo nas outras. A renovação equilibrada é sinérgica ao máximo. As coisas que você faz em uma dimensão, causam um impacto positivo nas outras dimensões, porque elas estão estreitamente interligadas. Conforme você melhora uma dimensão, aumenta sua habilidade também nas outras. Este é o estágio onde se refletem os resultados dos 7 hábitos eficazes e transformadores.

Resumindo e integrando os hábitos eficazes…

hábitos eficazes

Quanto mais pro-ativo você for (Hábito eficaz 1), mais eficaz será no exercício de sua liderança pessoal (Hábito eficaz 2), e no gerenciamento de sua vida (Hábito eficaz 3).

Quanto mais você procura primeiro compreender (Hábito eficaz 5), mais eficaz será na busca de soluções sinérgicas para Ganha/Ganha (Hábitos eficazes 4 e 6).

Quanto mais você se aprimora nos hábitos que levam a interdependência (Hábitos eficazes 1, 2 e 3), mais eficaz será em situações interdependentes (Hábitos eficazes 4, 5 e 6).

E a renovação (Hábito eficaz 7) é o processo de revitalizar todos os outros hábitos eficazes.

http://www.esensetreinamentos.com.br/segredos-que-voce-precisa-conhecer/

Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.