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Os 10 Inimigos da Boa Comunicação

Nossa mente se programa com bastante facilidade, e essa programação é armazenada em nossa memória. Por isso temos que ficar atentos com tudo o que ouvimos, pensamos e falamos, para garantir uma boa comunicação.

A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.

As palavras são a expressão dos nossos pensamentos que, por sua vez, estão relacionados à nossa visão de mundo, crenças, valores e a forma como nos enxergamos. Verbalizadas ou não, as palavras carregam sentimentos que podem acessar memórias de dor ou prazer, de fracasso ou realização, sendo responsáveis por impulsionar ou paralisar.

As palavras são escolhas.

Mude suas palavras, mude seu mundo.

As palavras têm o poder de impulsionar ou desmotivar, inspirar ou desencorajar, ajudar ou magoar. Cada vez que falamos, temos a opção de influenciar positiva ou negativamente e, se você escolher agir de forma positiva, saiba que pode mudar sua realidade.

A boa comunicação tem 3 características importantes que devem ser consideradas:

1

A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas.

boa comunicação2

A linguagem ajuda a criar a nossa realidade.

boa comunicação3

A linguagem potencializa ou limita nossas possibilidades.

boa comunicação

Quando você diz coisas relacionadas à incapacidade (como “não consigo”, “não posso”, “não mereço” ou “não sou capaz”), você acessa um sistema de crenças negativas que faz parte das suas memórias inconscientes. Ao afirmar essas palavras, você está reforçando essas crenças.

Por outro lado, quando você diz palavras relacionadas à realização — como “sou capaz”, “eu consigo”, “eu mereço” e “acredito em mim” —, você acessa e reforça memórias positivas.

Como você se relaciona verbalmente com as pessoas? Com seus filhos, cônjuge, pais, irmãos, colegas de trabalho, equipe? A maioria das suas palavras são positivas e amorosas ou negativas e agressivas? A boa comunicação começa aqui.

boa comunicação

As palavras são magnéticas e emitem uma frequência capaz de influenciar as coisas e pessoas. Quando nos comunicamos com cuidado, gentileza, respeito e gratidão, entramos em uma frequência positiva, atraindo coisas benéficas.

A utilização de palavras positivas deve ser incorporada em todas as áreas da vida: na família, sociedade, empresa e especialmente em papéis de liderança.

A forma como nos comunicamos diz muito sobre quem somos e qual é nossa visão de mundo. Isso porque as palavras são formas de expressão do nosso inconsciente que, a partir dos conteúdos internos, cria pensamentos e os transforma em palavras.

É comprovado cientificamente que os pensamentos e as palavras são capazes de desencadear respostas químicas que fortalecem ou enfraquecem o indivíduo. Para cada tipo de pensamento, o cérebro ativa a produção de diferentes hormônios, que podem causar bem-estar ou estresse e desconforto.

Uma boa comunicação depende de pequenos detalhes. Mudando o sentido de algumas palavras você faz toda a diferença na qualidade dos seus relacionamentos.

A seguir estão algumas palavras e expressões que devemos observar quando falamos.

Esses são os 10 inimigos da boa comunicação:

1) CUIDADO com a palavra NÃO.

Este ítem está no início desta relação, porque realmente consideramos o mais importante e também recebe nossa maior atenção, pois é a base para iniciar uma transformação, com foco nos aspectos positivos no uso da linguagem, no nosso dia a dia.

A frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em “NÃO”… Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha… Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.

NUNCA, EVITE e outras negativas, tem o mesmo efeito que um NÃO. Elas são os principais inimigos da boa comunicação.

Quando queremos obter um resultado, ter uma boa comunicação, o melhor é nos referirmos ao que queremos, por exemplo:

“Em caso de incêndio use a escada.”

A linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa; dizer o que deve ser feito.

É muito comum encontrarmos em muitos prédios: “Em caso de incêndio não use o elevador”.

Principalmente numa situação de pânico, é muito mais difícil e demorado pensar primeiro no que não fazer,  para depois pensar no que fazer.

O uso de uma linguagem negativa provoca o comportamento que se quer evitar.

Todos nós conhecemos pais, gerentes e outras pessoas que, querendo ajudar, nos dizem e aos outros o que não fazer. O que fazem, de forma inconsciente, é chamar nossa atenção exatamente para o que não queriam que fizéssemos. “Não se preocupe.”, “Não entre em pânico”, “Não fique aborrecido”, “Não acho que você seja chato”.

Usar a linguagem negativa consigo mesmo é algo que a maioria das pessoas faz. “Não vou pensar mais nisso” e continuamos pensando, “Evite comer doces se quer emagrecer”, só para citar alguns exemplos. Existe a tendência a pensar no que não queremos fazer e, em seguida, muitas vezes, começar a fazê-lo.

Só você pode semear uma boa comunicação com o mundo. Escolha as sementes certas.

Exemplos com crianças:

Não mexa nisto, melhor, vá brincar com aquilo.

Cuidado para não cair olhe o degrau, preste atenção na escada.

Em algumas situações é muito adequado usar o não:

Você não precisa comer toda a comida que está no prato. (Se você quer que a criança coma toda a comida).

Você não precisa ir estudar agora. (Se você quer que vá estudar agora).

Em vez de dizer o que não queremos, podemos dizer o que queremos. Tente isto. Pense em uma frase negativa que você vem dizendo a si mesmo e experimente transformá-la em afirmativa, agora.

Em vez de dizer “Não quero comer doces” ou “Não quero engordar”, tente dizer, “Quero comer comidas saudáveis” ou “Quero emagrecer”. Isso não só é mais agradável como, na verdade, reorienta a sua mente e prepara você para um número maior de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que quer que aconteça.

Exemplos de boa comunicação para o dia a dia

boa comunicaçãoboa comunicação

EM VEZ DE: USE:
Não pense em… Pense em…
Em caso de incêndio não use o elevador Em caso de incêndio use a escada.
Não se preocupe. Fique tranqüilo
Não se aborreça. Esqueça
Não esqueça o seu cartão Lembre de retirar o cartão
Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento Lembre de validar o ticket de estacionamento
Se beber álcool, não dirija. Se beber álcool chame um táxi.
Nunca tranque o cruzamento. Deixe o cruzamento livre.
Evite trancar o cruzamento. Deixe o cruzamento livre.
Não se preocupe. Fique tranqüilo.
Não entre em pânico. Fique calmo.
Não se aborreça. Esqueça, deixe passar.
Não fique aborrecido. Pense em algo agradável.
Não quero comer doces. Quero comer comidas saudáveis.
Não quero comer comidas gordurosas. Quero comer frutas e verduras.
Não quero engordar. Quero emagrecer.
Quero perder peso. Quero atingir o meu peso ideal.
Não pinte esta parede de azul. Pinte esta parede verde.
Não quero perder tempo. Quero aproveitar bem o tempo.
Não quero perder tempo com isso. Quero usar o menor tempo possível…..
Não quero me atrasar. Quero chegar no horário.
Meu filho, não mexa nisso. Meu filho, vá brincar com…
Meu filho, não mexa nisso. Meu filho, pode mexer e brincar com….
Não suba na cadeira. Por favor, sente na cadeira.
Não suba na cadeira. Subir na cadeira é perigoso…
Cuidado para não derramar o copo. Preste atenção no copo, tome cuidado.
É proibida a entrada de menores de … Só é permitida a entrada de maiores de…
Não pise na grama Use os passeios para caminhar
Não fume Mantenha o ar limpo
Proibido fumar Use o fumódromo para fumar
Não coloque o papel no vaso Coloque o papel no cesto ao lado

2) CUIDADO com a palavra MAS,  porque ele nega tudo o que vem antes.

MAS diminui ou mesmo apaga qualquer coisa que o precede: “Muito obrigado, MAS…” , “Eu gosto de você, MAS…”  Por exemplo: “O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS…”.

MAS dá um valor relativo às partes divididas por MAS: a parte antes de MAS é menos importante, menos interessante, tem menor valor em relação à parte depois de MAS, que por sua vez é mais importante e mais interessante.

3) CUIDADO com a palavra TENTAR, que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: “Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas”. Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou “tentar”. Evite tentar… FAÇA.

Quem tenta, se compromete pouco ou nada.

Você não está cansado de apenas tentar?

“Eu tenho que tentar começar a me exercitar”, “Eu vou tentar parar de fumar” “eu vou tentar comer de forma mais saudável”, ”eu vou tentar ser mais gentil com as pessoas”!

Você tenta, mas não consegue!

Uma mudança na linguagem desbloqueia o potencial e permite ao sujeito executar a ação com segurança, aumentando a probabilidade de sucesso.

Se seu objetivo é ser bem sucedido, pare de tentar e comece a fazer.

Existe uma frase que diz o seguinte “Nem todos que tentaram conseguiram, mas com certeza todos que conseguiram um dia tentaram.”.

Lembre-se de uma coisa, não existem fracassos, apenas resultados. Thomas Edison errou mil vezes antes de criar a lâmpada. Perguntaram para ele, “como foi errar mil vezes antes de criar a lâmpada?” Ele respondeu, “eu não errei mil vezes, eu aprendi mil formas de como não se fazer uma lâmpada”.

“Se o que você está fazendo, não está dando certo – faça algo diferente.” Não tente algo diferente, FAÇA algo diferente! Transforme tudo em aprendizado, comprometa-se ou do contrário, não faça nada.

Seja firme, focado, determinado e auto motivado.

4) CUIDADO as expressões NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5) CUIDADO com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo: “Eu tinha dificuldade em fazer isto…”

7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer “Vou conseguir”, diga “Estou conseguindo”.

8) Substitua o SE por QUANDO. As imagens e processos cerebrais produzidos, quando se usa cada um deles, são completamente diferentes.

Pense em algum resultado que você ainda não obteve. Então diga sobre o dito resultado (X):

* “Se eu alcançar …/ obterei X”.

Preste atenção como é sua imagem mental, qual é o processo, se existe algum, ao nível da experiência sensorial, e como você se sente sobre X agora?

Então diga sobre o mesmo resultado:

* “Quando eu alcançar / obterei X”.

Por exemplo: em vez de falar “Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar”, fale “Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar”.

O que acontece agora com a imagem mental? Qual é o processo iniciado em sua mente por esta sentença? E como você se sente sobre X agora?

boa comunicação

Para a maioria das pessoas, imagens associadas com ” se X ” são de alguma forma pouco claras, indecisas, titubeantes, como um desejo, o qual não têm certeza de alcançar. Comparadas com ” quando X ” a imagem ” se X ” é seguidamente mais distante, menos colorida, podendo até existir em preto e branco. As sensações do “se X” usualmente não são muito motivadoras e nem muito fortes.

boa comunicação

Quando é mudada para quando, para muitas pessoas a imagem surge mais próxima, torna-se maior, pode se tornar mais colorida, podendo até transformar-se em um filme colorido etc. e seguidamente se move para o futuro na linha do tempo. Quaisquer que sejam as mudanças que a submodalidade apresentar para um indivíduo com “quando X”, elas são sentidas de forma mais verdadeira, muito mais realizável e surpreendentemente muitas pessoas dizem: “Eu agora tenho certeza que vou obter, sem problemas.” Ou: “Eu sinto quase como se já tivesse. Agora é mais como um fato do que como um sonho”.

9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar “Eu espero aprender isso”, diga “Eu sei que vou aprender isso”. ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer “Eu gostaria de agradecer à presença de vocês”, diga “Eu agradeço a presença de vocês”. O verbo no presente fica mais forte e concreto.

Se você criar uma boa comunicação, em breve vai começar a obter os resultados que deseja.

Estes aspectos abordados acima são relativos a linguagem que utilizamos em nossa comunicação diária. Se você desejar conhecer mais recursos para melhorar sua comunicação e consequentemente seus relacionamentos, conheça também os SEGREDOS DA NATUREZA HUMANA.  Aqui você vai entender melhor as pessoas em função do perfil de cada um, e assim escolher as palavras certas para usar quando estiver interagindo e se relacionando, em qualquer tipo de ambiente: família, amigos, colegas de trabalho. Faça o teste expresso para conhecer seu perfil.

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Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.