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Por que você precisa desenvolver a automotivação

Todos nós sempre temos as melhores intenções. Decidimos onde queremos chegar. Decidimos de que maneira vamos chegar lá. E partimos para a jornada.

Sim…nós todos somos humanos! Nós todos cometemos erros, apesar do melhor plano estabelecido. Quando você planeja o caminho que deseja trilhar na vida, você essencialmente está planejando uma jornada através de um território que você nunca viu antes, a fim de ir para um lugar no qual você nunca esteve.

Como agir ou reagir quando tudo parece que está dando errado?

PLANO B

Não será surpresa que coisas inesperadas surjam pelo caminho. Nós simplesmente não conseguimos ver todos os ângulos, todas as armadilhas em potencial, do ponto de vista de onde começamos. Não há culpa ou falhas nisso. É simplesmente a maneira como as coisas são.

Em grande medida, esse elemento do desconhecido está sempre presente em todas as situações da vida. Quando você não pode antecipar cada eventualidade, as coisas podem acontecer. É um fato natural que o futuro seja incerto, não por causa de um mau planejamento ou decisão inadequada. A melhor maneira de lidar com os contratempos que acontecem como resultado dessas incertezas, é compreender as ambiguidades que todos os planos para o futuro contém. Tenha a consciência de que seu plano original está repleto de perigos e, pode infelizmente, falhar. Está correto esperar pelas falhas. E é ainda melhor quando você planeja falhar.

Você deve estar dizendo para você mesmo “planejar falhar?” Porque você planejaria ter um incêndio? Bem, não é que você vai especificamente planejar “perder”. Isso quer dizer que você tenha um plano de emergência no local, quando você sabe que as chances de perder são altas. Nenhum de nós pode prever o futuro. É essa incapacidade de prognosticar, que determina que todos nós precisamos ter um Plano B para nossos projetos de vida.

Quando você tem um PLANO B na vida, você tem uma maneira quase instantânea para encarar qualquer obstáculo que o futuro possa colocar no seu caminho. Também, quando você espera um possível revés, você está em melhores condições de se recuperar e avançar quando a catástrofe esperada ocorrer.

O pior cenário possível é ser atingido com um revés, por você nunca ter considerado a possibilidade de que ele pudesse acontecer. E nesse caso, você está sem um Plano B, exatamente no momento de maior necessidade. Estes são os tipos de contratempos que impedem as pessoas de seguir sua jornada, sendo que alguns nunca avançam novamente.

Isto não quer dizer que quando você considera a possibilidade de falhar, que você consegue ver todas as possibilidades antes do tempo. Isto apenas significa que, quando você considera antecipadamente a possibilidade de algo falhar, como parte de seu plano original, você estará mais preparado para administrar a falha quando ela acontecer.

Em que momentos da sua vida você acha que um PLANO B seria importante?

E quais são os fatores que mais podem lhe ajudar a elaborar um PLANO B?

Existem os fatores externos – que você não tem controle, e os fatores internos – que são suas próprias habilidades que podem ser desenvolvidas para se manter firme quando os obstáculos surgem.

Entre todas as habilidades que você pode desenvolver, a AUTOMOTIVAÇÃO é considerada a mais importante, pois ela aumenta seu poder e resiliência para enfrentar qualquer obstáculo, por mais inesperado que ele seja.

Por isso, desenvolver a automotivação é uma maneira quase automática de ter um plano B com você. Você estará pronto e a fim de encarar os desafios. É melhor se preparar do que apenas planejar. A preparação é feita desenvolvendo competências e habilidades e o planejamento pode ser apenas intelectual. Por isso quero chamar sua atenção para esta habilidade: a automotivação.

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Motivação é o ponto de partida para todas as conquistas. Sem motivação suficiente, você não tomará esse primeiro passo crucial para o sucesso. Motivação é, literalmente, o desejo de fazer algo.

É a diferença entre querer sair da cama cedo de manhã, ou realmente levantar da cama cedo de manhã, porque você não pode esperar para começar seu treinamento ou trabalhar – em vez de querer bater no botão soneca , só mais alguns minutinhos de sono, continuamente durante toda a manhã.

A motivação requer emoção.

Saber algo, não é suficiente para provocar mudanças. Você deve sentir algo emocional, mental e fisicamente que faça com que você queira e precise do resultado que você está procurando.

A motivação é o que nos faz agir, quer se trate de pegar um copo de água para matar a sede ou ler um livro para aprender algo novo. Os motivos são as coisas que nos fazem agir , que nos levam para a ação.

Os motivos são as coisas que nos fazem agir , que nos levam para a ação. Os motivos são os “porquês” do comportamento – as necessidades ou desejos que impulsionam nossas ações e explicam o que fazemos.

Não podemos realmente observar os motivos dos outros, mas podemos identificar motivos com base no comportamento que observamos em outros.

A motivação é um elemento essencial na definição e na realização dos objetivos.

E agora a boa notícia!

Você pode influenciar e aumentar seus próprios níveis de motivação. Quanto mais você exercer sua motivação – mais poderoso se tornará.

DICAS PRÁTICAS

Eu acho que se você está aqui neste ponto do artigo é porque você já deve conhecer um bocado de dicas sobre como se manter motivado, ou seja, como não deixar a “peteca cair”. Mas o que eu quero lhe oferecer, além de uma relação de atitudes e exercícios é muito mais… Você precisa tirar as dicas do papel, passar do estágio da leitura, para a prática.

Mas vamos lá.

​AUTOCONHECIMENTO É A MELHOR ESTRATÉGIA

Cada pessoa é diferente.

Cada um tem uma história, um contexto, uma fisiologia, uma natureza diferente.

Por isso, autoconhecimento é fundamental para saber como se motivar.

Você precisa saber o que te motiva.

E não é apenas saber o que você gosta de fazer.

Mas principalmente como se motivar para fazer o que você tem que fazer.

Quais os seus botões da motivação?

  • É música?
  • É estar em uma competição?
  • É ter um propósito claro?
  • É ter adrenalina correndo nas veias?
  • É um desafio?
  • É ter alguém torcendo? Ou cobrando?

Então resumindo a definição clássica da motivação:

A motivação são as causas, as razões, os motivos para a direção, a intensidade e persistência do comportamento humano.

DE ONDE VEM A MOTIVAÇÃO

As fontes da motivação podem ser divididas em dois tipos:

Motivação Intrínseca (interna) e Motivação Extrínseca (externa)

A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA vem de interesse ou prazer na tarefa

A motivação intrínseca existe dentro do indivíduo, em vez de depender de pressões ou desejos externos. Atletas e líderes empresariais que são intrinsecamente motivados a ganhar, são naturalmente mais entusiasmados com o treinamento e o trabalho.

Pode ser dito que você está intrinsecamente motivado se você exibir estas três atitudes:

1 Você acredita que já tem (ou possa desenvolver) as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos.

2 Está comprometido em aprender e dominar as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

3 Aceita o seu protagonismo para influenciar seu desempenho, resultados e sucesso.

Em outras palavras, o sucesso depende principalmente de você.

A MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA vem de fora do indivíduo.

Os motivadores extrínsecos incluem recompensas, para exibir o comportamento desejado e punição, por não exibir o comportamento desejado. É utilizado para o treinamento de animais. E também nas empresas…

Se você bater a meta ganha um prêmio, uma viagem para o exterior.

Se você não cumprir os horários, será punido com a perda de dias de férias.

Funcionar funciona. Mas inibe as competências que são mais valorizadas no mercado atualmente: Criatividade, Inovação, Excelência, Iniciativa.

O recomendado é utilizar ambos…. métodos de motivação intrínseca e extrínseca para melhorar a sua capacidade mental, para o desempenho máximo e consistência de resultados.

Na minha própria experiência pessoal, descobri que estou mais motivado quando ancorado por fatores motivacionais intrínsecos, a chamada automotivação.

A partir daí eu identifico fatores motivacionais externos convincentes que aumentarão minha motivação total. Essa abordagem dupla para ” motivação mais ampla” é muito útil para me fazer passar por qualquer procrastinação inicial relacionada a um novo objetivo ou projeto.

Se você não está motivado a agir em seus objetivos mais importantes – você deve começar a se perguntar “por que não estou motivado?”

É que você não tem certeza do que realmente quer?

É que você realmente não quer a resultado?

É que você acredita que o trabalho necessário para alcançar o objetivo é muito difícil?

A meta ou o objetivo estão em conflito com outro objetivo ou valor pessoal?

Você duvida que você tenha “o que é necessário” para alcançar o objetivo?

Invista um tempo para identificar e entender os seus motivadores intrínsecos e extrínsecos que o levarão a alcançar seus objetivos mais importantes. O conhecimento íntimo de seus principais motivadores proporcionará energia constante.

É verdade, você pode não saber qual é essa razão agora – mas, sua mente está lutando contra você por algum motivo que (se identificado) , pode ser trabalhado e superado.

Um conflito entre sua mente e seus objetivos irá enfraquecer a sua motivação e a sua performance. Para maximizar sua capacidade de realização e a consistência de um ótimo desempenho, você deve se envolver ativamente em aprimorar sua motivação.

POR QUE VOCÊ PRECISA DE AUTOMOTIVAÇÃO?

Querer fazer algo e motivar-se a fazê-lo, realmente, são duas coisas diferentes.

Então, qual é a diferença entre aqueles que nunca alcançam seus objetivos, ano após ano, e aqueles que alcançam um objetivo após o outro? Muitas vezes, é a sua motivação.

Sim…. existem vários outros fatores! Empenho, talento, foco, recursos.

Mas nada na vida é alcançado sem a vontade de querer, sem se motivar a alcançar.

A automotivação é a força que continua nos empurrando para a ação – é nossa vontade para alcançar, produzir, desenvolver e continuar progredindo.

Quando você acha que está pronto para deixar alguma coisa, ou simplesmente não sabe como começar, é a sua automotivação que o empurra para fazer.

Com automotivação, você aprenderá e crescerá – independentemente da situação específica, do problema que está tentando impedir você de avançar.

É por isso que, nesta longa jornada que chamamos de vida, a automotivação é uma ferramenta fundamental para atingir seus objetivos, alcançar seus sonhos e ter sucesso.

Quantas histórias maravilhosas existem de pessoas que tiveram muitas dificuldades e com sua vontade e perseverança conseguiram superar os obstáculos. E muitas vezes sem apoio de ninguém. Só sua própria motivação, ou seja, com automotivação.

Essa é a sabedoria dos que realizam seus projetos e sonhos:

  • Eles sabem seu propósito na vida
  • Eles sabem o que é preciso fazer todos os dias
  • Eles possuem um preparo mental para os dias maus
  • Eles nunca perdem o objetivo do foco

Para os atletas, entender o básico da psicologia da motivação irá melhorar a sua capacidade de avaliar os concorrentes e ganhar uma vantagem vencedora.

Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.