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Não administre o seu tempo. Gerencie suas escolhas.

Suas escolhas são o pilar central no momento que você decide administrar o seu tempo. As escolhas vem sempre na frente. Depois vem a execução das ações.

No artigo anterior – “Porquê está errado só administrar o tempo para alcançar resultados?” – abordamos os 3 elementos que fazem parte da administração do tempo, para que você realmente consiga ter resultados eficazes e produtivos nas suas tarefas:

TEMPO, ENERGIA E ESCOLHAS.

Conclusão do artigo anterior: “melhor que administrar o tempo, é gerenciar nossa energia (física, emocional, intelectual e espiritual) e gerenciar nossas escolhas.”

Abordamos o Tempo e as Energias, e prometemos desenvolver o tema das Escolhas em outro momento. E aqui estamos…

Então vamos lá! Como dissemos no artigo anterior, …cada item tem seu conceito próprio, e é necessário que você saiba discernir sobre eles, para que os resultados de sua tarefa sejam alcançados.

O QUE VOCÊ ESCOLHE FAZER COM O TEMPO?

Da forma como estamos colocando o conceito de tempo, parece que ele tem importância menor, no momento de organizarmos nossa agenda. Vamos ampliar um pouco mais este conceito, e fazer justiça para o fator TEMPO, antes de abordar o próximo elemento.

O que é e o que não é o TEMPO? Ele é um recurso muito valioso, tanto quanto nossos pensamentos, energias e escolhas. O tempo não é nosso inimigo.

Existem sim, os inimigos do tempo, que também podemos chamar de “os desperdiçadores do tempo”, que são:

  • As multitarefas – tarefas demais
  • O cansaço – falta de energia e concentração
  • A procrastinação – não terminar o que começa ou não começar o que precisa
  • Falta de priorização – fazer primeiro o que é menos importante
  • Desorganização – falta de um processo

Esses são apenas alguns dos inimigos do tempo, que precisam ser controlados para que nossas ESCOLHAS sejam bem realizadas. E a seguir a tarefas fundamental, que você deve executar antes de definir suas ESCOLHAS.  Fazer uma lista dos seus desperdiçadores do tempo. Somente assim você vai conseguir gerenciar, controlar e eliminar este inimigo.

Relembrando…Nossas energias e nossas escolhas podem ser gerenciadas. Nosso tempo não! O tempo é fixo e está lá para ser usado.  É um tesouro escasso que depois que passou…não volta mais!

O que temos que fazer é usá-lo da melhor maneira possível, isto é, temos que otimizar nosso tempo.

Escolha difícil

NOSSAS ESCOLHAS

O que significa fazer ESCOLHAS?

Porque temos que fazer ESCOLHAS?

Como podemos gerenciar nossas ESCOLHAS?

É você que escolhe o quê fazer com o seu tempo?

Suas ESCOLHAS são influenciadas pela razão ou pela emoção?

Nossas escolhas são tão importantes quanto nossas energias. Seria correto afirmar que elas são duas facetas da mesma moeda. São os dois “motores” que precisam ser acionados quando planejamos algo, quando temos um objetivo em mente ou um plano para executar. Como já dissemos antes, o tempo é fixo. O que gerenciamos ou administramos, são as escolhas do que vamos fazer com o nosso tempo.

O QUE É FAZER A GESTÃO DE ESCOLHAS?

A Gestão de Escolhas envolve: planejamento do dia (na área de foco vou escolher as tarefas mais importantes. Para o empresário as tarefas mais importantes sejam…(mapa mental)… Para o funcionário…., e a priorização durante o dia,  qual a tarefa mais importante durante o dia, de acordo com o que é mais importante para a pessoa, o que ela quer. Esta é uma forma de desenvolver o poder de decisão.

CRIANDO ROTINAS POSITIVAS

Fazer escolhas gasta muita energia. Se você estiver cansado ou estressado, pode tomar a decisão errada. Por isso o ideal é criar ROTINAS. Assim você diminui a necessidade de fazer escolhas. Quando a rotina é bem feita, ela vai minimizar a necessidade de fazer escolhas e diminui as incertezas que envolvem as decisões.

Sua rotina tem que ser criada de acordo com o seu perfil…tem que ter o seu jeito, incluir atividades ou tarefas que você sabe e gosta de realizar. Tem que incluir coisas lhe dão satisfação, pois só assim ela pode se transformar em um hábito natural.

Por exemplo, uma pessoa que gosta de levantar cedo. Aqui já temos um item natural para definir uma rotina: acordar e fazer uma meditação, ler algo que traga motivação para ter um bom dia, fazer uma caminhada antes de tomar banho, tomar um café revitalizante, ir caminhando para o trabalho.  Enfim….na medida que você cria uma rotina que lhe traz satisfação, ela acaba sendo feita com naturalidade e se estabelece sem tensão e se torna um hábito.

Esse é um exemplo de rotina positiva. Leia mais sobre os “Efeitos visíveis da meditação” no blog.

Na GESTÃO DE ESCOLHAS você pode utilizar estas três técnicas: ÁREA DE FOCO, MIT e PRIORIZAÇÃO.

A. ÁREAS DE FOCO

Todas as suas atividades – profissionais, pessoais, familiares e sociais – devem estar incluídas na sua agenda:

Escolhas múltiplas

B. MIT – Most Important Task

  • É uma ferramenta que utilizamos para escolher as tarefas mais importantes para serem realizadas no dia, com a qual definimos nosso foco. O ideal é que seja aplicada no ínicio do dia ou na noite anterior, caso seu planejamento seja realizado com antecedência.

Aqui estão alguns aspectos que envolvem essas escolhas:

  • O que eu tenho que fazer?
  • Como fazer?
  • O que priorizar?
  • Com quem vou fazer?
  • Qual é o meu foco?
  • Qual é minha meta?
  • Qual o prazo?
  • Para o que ou para quem está me faltando tempo?

C. MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO​

Como funciona nosso cérebro no momento de tomar uma decisão? Temos duas forças paralelas e muitas vezes opostas que atuam em nosso cérebro: a razão, a lógica e a emoção, os sentimentos e desejos. Com relação a tomada de decisão, já foi demonstrado pela ciência e psicologia, que a ela está diretamente ligada a emoção. Isso significa que a tomada de decisão está, na verdade, ligada ao seu estado de humor.

Você já ouviu falar de Dwight Eisenhower? Pois ele foi o 34º presidente dos Estados Unidos, e autor de uma das melhores ferramentas para se fazer a Gestão de Escolhas, para ajudar nas tomadas de decisões. E assim surgiu a MATRIZ EISENHOWER. Criada há meio século atrás, por alguém que era conhecido como o mestre da produtividade e também uma pessoa com agenda intensa.

É por isso que usar uma ferramenta gráfica como a Matriz de Eisenhower ajuda a fazer a triagem de suas tarefas ou das decisões que tem que tomar. É um jeito fácil de reduzir sua carga emocional.

Escolhas e prioridades da Matriz Eisenhower

A Matriz Eisenhower é uma maneira fácil de direcionar tarefas em 4 níveis de prioridade. Em um deles você descarta imediatamente (Não Importante / Não Urgente). Então, na verdade, são apenas 3 categorias de tarefas dignas de merecer sua atenção.

Não importa se você exerce algum cargo de liderança no seu trabalho ou se você é o responsável pela administração do orçamento doméstico da sua família. Você pode até saber quais são as suas tarefas, quais os itens que você precisa executar. Entretanto, você tem que decidir o que fazer primeiro.  Qual a escolha é mais importante, na qual manterá o foco?

Alerta: cuidado com as tarefas que estão “mascaradas” como importantes!  Se você cair nessa armadilha, pode ser que todo o seu tempo seja desperdiçado.

Escolha certa - Dwight Eisenhower

Tem gente que já tem o refrão sempre pronto: “estou muito ocupado, agenda cheia, blá, blá, blá…estou sem tempo!”. Sem tempo pra si, para a família, para os amigos. Essas são respostas que sinalizam algo sério: são pessoas não estão no controle de suas próprias vidas.

Atualmente vivemos em um ambiente extremamente competitivo. A velocidade é uma imposição em qualquer tarefa que tenha que ser realizada. O cenário é tão acelerado e o turbilhão de informações é tão intenso, que muitas vezes temos dificuldade de tomar decisões. Ou de fazer nossas escolhas com segurança. A consequência disso tudo é a queda da qualidade nos nossos resultados. E mais…a falta de produtividade de nossos projetos.

Na verdade, a maioria das pessoas estão tão ocupadas fazendo as coisas erradas, que não têm tempo para pensar nas coisas certas. Ou no jeito certo de realizar cada tarefa.

Homem sem escolhas

Tem uma frase que ouvi de um amigo que me marcou muito, quando usei este tipo de resposta para justificar que estava sem tempo para encontrá-lo. Ele respondeu: “o tempo a gente não tem…é a gente que faz!”. Se algo ou alguém é importante, você sempre vai achar tempo!

Na área da psicologia encontramos várias explicações para este tipo de comportamento: necessidade de controle, aprovação ou medo da avaliação, insegurança e necessidade de agir de acordo com o julgamento dos outros. E assim as pessoas desenvolvem a ilusão de estarem sempre muito ocupadas.

Existem muitas técnicas que auxiliam nesta etapa do gerenciamento e administração de tarefas. Aqui vamos começar com os tópicos mais básicos que temos que observar:

  • Ter controlo sobre sua agenda
  • Definir suas prioridades
  • Eliminar distrações
  • Focar no que realmente importa
  • Aprender a delegar tarefas
  • Ter clareza sobre suas metas
  • Definir os prazos para cada tarefa
  • Decidir quais comportamentos você precisa mudas
  • Monitorar os resultados em cada etapa da tarefa

A relação acima tem um perfil bastante corporativo. Parece dirigida para um planejamento profissional, para integrantes de uma empresa. Nossa sugestão é que você dê esse mesmo tipo de atenção para sua agenda pessoal.

 Desenvolvendo a habilidade de gerenciar suas escolhas.

Processo contínuo……..É assim que você deve agir para desenvolver e aprimorar o gerenciamento de suas escolhas na vida. Suas rotinas têm que ser revistas e ajustadas constantemente.

Ao fazer qualquer plano, projeto ou agenda, os fatores externos não estão sob nosso controle.  Portanto ajustes e mudanças podem e devem ser realizados. Isto faz parte da dinâmica de qualquer rotina. Fique atendo a estas correções de rota. Caso contrário, se você não tiver flexibilidade para as variações dos cenários, seus resultados ficarão comprometidos.

Todos esses assuntos são abordados e desenvolvidos no Curso de Gestão de Escolhas. Aqui apresentamos várias outras ferramentas para te ensinar e apoiar neste desenvolvimento. Isto vale a pena, pois o tempo é o tesouro mais valioso, mas ele passa e não volta mais. O curso acompanha você no desenvolvimento dessas habilidades.

Uma coisa é você receber informações, outra é colocar este conhecimento na prática. Faça escolhas mais produtivas e eficazes. Administre melhor suas tarefas e decisões. Aplique essas ferramentas no seu dia-a-dia e conquiste seus objetivos e metas.

Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.