PRODUTIVIDADE E RELACIONAMENTOS estão intimamente interligados desde sempre. Um não pode existir sem a ação do outro. Funcionam como um palíndromo.
Você sabe o que significa um palíndromo?
Palíndromo é uma frase, palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, e que não muda o sentido. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. Um exemplo de frase mais conhecido é: SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS.
O que acontece com o título do nosso artigo não é um palíndromo autêntico, mas preste atenção: ele tem o mesmo sentido se você inverter a ordem das palavras: Melhores Relacionamentos geram Produtividade. Concorda?
Agora uma segunda pergunta, que também vai ajudar a entender melhor o nosso título acima. Você acredita em sorte? Destino? Carma? Azar?
Seja que nome você escolher, no final a conclusão sempre será a mesma: tudo que nos acontece é benéfico, nos dá impulso para mudar, crescer e amadurecer, e sempre é fruto que você está colhendo por algo que semeou no passado.
Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Acredito muito nesta completa interação de tudo nesta vida...
Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras ou atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.
Cada cena, cada evento, cada encontro, cada desastre ou cada vitória, sempre está relacionada com tudo. Cada ação nossa gera resultados e consequências, sucesso ou derrota, alegria ou tristeza, frustração ou realização.
Nada é gratuito, e mais...tudo traz em si benefícios, sempre vem embutido uma lição que pode se transformar em uma mudança positiva, trazer crescimento e amadurecimento.
E o que tudo isso tem a ver com produtividade e relacionamentos?
Produtividade sempre passa por melhores relacionamentos
Neste momento, nada melhor para falar de produtividade e relacionamentos, do que mostrarmos resultados práticos, reais, palpáveis. E melhor ainda...quantificar, mostrar o que interessa, as conquistas, os números, os volumes atingidos, as mudanças e o crescimento. Podemos confirmar esses dados em todos os setores da vida: pessoal, profissional e relacionamentos.
Um dos problemas é que temos a tendência de achar que todos são como nós, enquanto de fato 75% das pessoas são diferentes entre si. Essa tendência provoca desafios significativos como:
* Falhas de comunicação
* Falta de confiança
* Relações de trabalho difíceis
* Incapacidade de persuadir e influenciar
* Liderança ineficaz
Podemos afirmar que o que acontece na prática é uma reação em cadeia.
Pois é exatamente sobre isso que vamos refletir aqui:
PRODUTIVIDADE significa antes de tudo, render mais, fazer mais e melhor com menos esforço e em menos tempo.
O componente mais importante para conseguirmos ter mais produtividade, em qualquer tarefa que precisa ser realizada, são as PESSOAS.
Desde as tarefas domésticas mais simples (manter a casa organizada, preparar uma refeição, dividir as tarefas para cada um), até o mais alto escalão de sua atividade profissional...As pessoas são as peças que fazem essa grande engrenagem girar.
Cada tarefa, cada atividade a ser realizada envolve PESSOAS: pessoas que vão participar do processo, pessoas que não podem participar do processo, pessoas novas que precisam participar do processo, pessoas que não desejam contribuir com o processo, pessoas que não querem que o processo aconteça, pessoas que precisam ser treinadas para participar do processo. Certamente você consegue incluir outros tipos de pessoas nesta lista, pois já passou por esse tipo de experiência.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Gallup, apenas 3 em cada 10 funcionários estão ativamente envolvidos em seu trabalho. Entre os outros 7, 2 desses trabalhadores não estão nem minimamente engajados com a atividade. E 5 de 10, 50% de sua força de trabalho, apenas está batendo ponto (apenas presentes fisicamente).
Pesquisas realizadas em empresas que investiram no desenvolvimento das habilidades de relacionamento entre seus colaboradores, obtiveram índices positivos em produtividade. Houve aumento na capacidade de gerenciar conflitos, melhorias no nível de comunicação, aumento da versatilidade para interagir com os outros, construir relacionamentos e ganhar apoio do grupo. Abaixo um exemplo positivo da pesquisa:
PRODUTIVIDADE E RELACIONAMENTOSMedidas de desempenho | % de melhoria |
---|---|
Gerenciamento mais eficaz de conflitos | 27% |
Influência positiva sobre os outros | 26% |
Alto nível de desempenho | 24% |
Liderar conflitos de forma produtiva | 23% |
Aumento da consciência de como o seu comportamento afeta os outros | 23% |
Aumento da capacidade de se adaptar para trabalhar com outros | 23% |
Capacidade de trabalhar em equipe | 22% |
Expressar opiniões de forma eficaz | 22% |
Comunicação efetiva com os outros | 21% |
Compartilhar informações de forma a ajudar os outros | 20% |
Desenvolvimento de relações positivas com os outros | 20% |
Ser um bom ouvinte | 19% |
Demonstrar compromisso com o sucesso da organização | 18% |
Oferecer esforço extra quando necessário Fonte pesquisa: www.tracomcorp.com | 16% |
Por isso... A PRODUTIVIDADE PASSA POR MELHORES RELACIONAMENTOS
http://www.esensetreinamentos.com.br/os-10-inimigos-da-boa-comunicacao/
Para melhorar sua produtividade e relacionamentos, comece a olhar primeiro para você.
Dependendo do meu “estado de espírito”, do “meu astral”, da minha “motivação”, “disposição”, “humor”, os meus resultados serão positivos ou negativos. E na sequência...assim serão meus relacionamentos e por consequência, o resultado final de minhas ações, minha produtividade.
Isto também pode ser chamado de “reação em cadeia” ou “efeito dominó”.
Considerando que todas minhas atitudes refletem no resultado final das ações, se eu quiser melhorar esses resultados, conquistar meus objetivos e atingir minhas metas, preciso conhecer e usar todas as ferramentas que me ajudam melhorar meus relacionamentos.
Repetindo...tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia envolve pessoas, relacionamentos, interação. Se não cuidarmos do nosso jeito de pensar, falar e agir com os outros...nossa produtividade, nossos resultados não serão bons. Por isso é fundamental entender mais sobre os SEGREDOS DA NATUREZA HUMANA.
Agora vamos abordar aspectos e características da natureza de cada ser humano, que interferem nos nossos relacionamentos.
Primeiro precisamos identificar as diferenças e semelhanças entre as pessoas, para depois aprender como aplicar este conhecimento, e iniciar uma relação ganha-ganha, onde os objetivos serão alcançados com harmonia e equilíbrio.
As diferenças e semelhanças entre as pessoas são diversas...
|
|
Atualmente é fácil enxergar a extrema polaridade que existe no mundo. Esta polaridade acaba sendo responsável pela baixa produtividade e relacionamentos frágeis. E tudo isso gera a enorme complexidade dos relacionamentos: em casa, no trabalho, nas relações sociais, na escola, com os amigos.
Analogias e metáforas ajudam muito a aumentar a compreensão e a clareza sobre nossas reflexões comportamentais.
Hoje escolhemos usar a imagem, perfil, características, qualidade e limitações de dois animais, que convivem no mesmo tipo de ambiente, precisam conviver e sobreviver em situações similares, e tem que interagir entre si diariamente: o TUBARÃO e o GOLFINHO.
Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida expressões como:
- precisamos aprender a navegar entre os tubarões
- tenho um tubarão circulando em minha volta
- você tem algum tubarão na tua vida?
- aquela pessoa é doce e flexível como um golfinho!
- seria tão bom termos mais golfinhos em nossa equipe!
TUBARÕES
- querem sempre tirar vantagem
- mandar mais do que ser o exemplo
- não valorizam as especialidades dos outros
- vai tudo na força, no grito
GOLFINHOS
- se comunicam bem
- são muito sociáveis
- são muito inteligentes
- sabem lidar muito bem com os tubarões
Facilmente podemos identificar tubarões e golfinhos ao nosso redor: na família, no trabalho ou nos relacionamentos.
Essas são as perguntas que um golfinho faria:
- Como posso ser mais sociável de forma a conseguir vivenciar o ditado: a união faz a força?
- Quais as minhas qualidades?
- Quais as qualidades das pessoas ao meu redor?
- Será que consigo conviver bem com as diferenças?
- Sei qual é a influência que a forma que falo ou me comporto cria nos outros?
Como desenvolver maior produtividade e relacionamentos mais flexíveis ?
1º - O primeiro passo é o autoconhecimento
2º - Depois desenvolver as suas qualidades
3º - Diminuir a força das fraquezas
4º - Ajudar os outros nos processos deles
O mais desafiador é mudar nossa visão sobre as pessoas, entender que os outros não são tubarões, golfinhos, sardinhas, arraias, baleias … São pessoas com qualidades e fraquezas, mas em essência, seres humanos únicos e especiais como você...
O Modelo da Natureza Humana é aplicada em todos os nossos cursos de autodesenvolvimento pessoal, treinamentos de equipes, líderes, empresários e funcionários no meio empresarial, através de cursos on line e presenciais, webinários, palestras, workshops (para indivíduos, empresas, instituições sociais, escolas, família), na busca de melhores relacionamentos, mais harmonia e conquista de metas e objetivos.
Faça o Teste de Perfil gratuito que preparamos para você, e siga em frente nesta nova caminhada em direção ao seu desenvolvimento pessoal e o aumento de sua produtividade em todos os setores da sua vida. Junto você também vai receber o e-book especial sobre a Introdução aos Segredos da Natureza Humana.
Parabéns, Cristina! Nota 10… Adorei a matéria!! Vc escreve bem e pensa muito bem também. Tudo muito verdadeiro essa matéria!! Congratulations, my dear!!C
Acredito muito no trabalho do Segredos dá Natureza Humana!! E torço pelo sucesso de vcs!!
Obrigada pelo estímulo.
Isto só acontece porque do outro lado estão pessoas especiais como você também!! Quem procura melhorar, crescer e passar adiante as conquistas, estarão presentes por aqui…hehehe Vamos junto pra frente querida! Bjss