Artigos, novidades e notícias!

Produtividade passa por melhores Relacionamentos

PRODUTIVIDADE E RELACIONAMENTOS estão intimamente interligados desde sempre. Um não pode existir sem a ação do outro. Funcionam como um palíndromo.

Você sabe o que significa um palíndromo?

Palíndromo é uma frase, palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, e que não muda o sentido. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. Um exemplo de frase mais conhecido é:  SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS.

O que acontece com o título do nosso artigo não é um palíndromo autêntico, mas preste atenção: ele tem o mesmo sentido se você inverter a ordem das palavras: Melhores Relacionamentos geram Produtividade. Concorda?

Agora uma segunda pergunta, que também vai ajudar a entender melhor o nosso título acima. Você acredita em sorte? Destino? Carma? Azar?

Seja que nome você escolher, no final a conclusão sempre será a mesma: tudo que nos acontece é benéfico, nos dá impulso para mudar, crescer e amadurecer, e sempre é fruto que você está colhendo por algo que semeou no passado.

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Acredito muito nesta completa interação de tudo nesta vida…

 

Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras ou atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Cada cena, cada evento, cada encontro, cada desastre ou cada vitória, sempre está relacionada com tudo. Cada ação nossa gera resultados e consequências, sucesso ou derrota, alegria ou tristeza, frustração ou realização.

Nada é gratuito, e mais…tudo traz em si benefícios, sempre vem embutido uma lição que pode se transformar em uma mudança positiva, trazer crescimento e amadurecimento.

E o que tudo isso tem a ver com produtividade e relacionamentos?

Produtividade sempre passa por melhores relacionamentos

Neste momento, nada melhor para falar de produtividade e relacionamentos,  do que mostrarmos resultados práticos, reais, palpáveis. E melhor ainda…quantificar, mostrar o que interessa, as conquistas, os números, os volumes atingidos, as mudanças e o crescimento. Podemos confirmar esses dados em todos os setores da vida: pessoal, profissional e relacionamentos.

Um dos problemas é que temos a tendência de achar que todos são como nós, enquanto de fato 75% das pessoas são diferentes entre si. Essa tendência provoca desafios significativos como:

 

* Falhas de comunicação

* Falta de confiança

PRODUTIVIDADE E RELACIONAMENTOS

Medidas de desempenho

% de melhoria
Gerenciamento mais eficaz de conflitos 27%
Influência positiva sobre os outros 26%
Alto nível de desempenho 24%
Liderar conflitos de forma produtiva 23%
Aumento da consciência de como o seu comportamento afeta os outros 23%
Aumento da capacidade de se adaptar para trabalhar com outros 23%
Capacidade de trabalhar em equipe 22%
Expressar opiniões de forma eficaz 22%
Comunicação efetiva com os outros 21%
Compartilhar informações de forma a ajudar os outros 20%
Desenvolvimento de relações positivas com os outros 20%
Ser um bom ouvinte 19%
Demonstrar compromisso com o sucesso da organização 18%
Oferecer esforço extra quando necessário

Fonte pesquisa: www.tracomcorp.com

16%

* Relações de trabalho difíceis

* Incapacidade de persuadir e influenciar

* Liderança ineficaz

Podemos afirmar que o que acontece na prática é uma reação em cadeia.

Pois é exatamente sobre isso que vamos refletir aqui:

PRODUTIVIDADE significa antes de tudo, render mais, fazer mais e melhor com menos esforço e em menos tempo.

O componente mais importante para conseguirmos ter mais produtividade, em qualquer tarefa que precisa ser realizada, são as PESSOAS.

Desde as tarefas domésticas mais simples (manter a casa organizada, preparar uma refeição, dividir as tarefas para cada um), até o mais alto escalão de sua atividade profissional…As pessoas são as peças que fazem essa grande engrenagem girar.

Cada tarefa, cada atividade a ser realizada envolve PESSOAS: pessoas que vão participar do processo, pessoas que não podem participar do processo, pessoas novas que precisam participar do processo, pessoas que não desejam contribuir com o processo, pessoas que não querem que o processo aconteça, pessoas que precisam ser treinadas para participar do processo. Certamente você consegue incluir outros tipos de pessoas nesta lista, pois já passou por esse tipo de experiência.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Gallup, apenas 3 em cada 10 funcionários estão ativamente envolvidos em seu trabalho. Entre os outros 7, 2 desses trabalhadores não estão nem minimamente engajados com a atividade. E 5 de 10, 50% de sua força de trabalho, apenas está batendo ponto (apenas presentes fisicamente).

Pesquisas realizadas em empresas que investiram no desenvolvimento das habilidades de relacionamento entre seus colaboradores, obtiveram índices positivos em produtividade. Houve aumento na capacidade de gerenciar conflitos, melhorias no nível de comunicação, aumento da versatilidade para interagir com os outros, construir relacionamentos e ganhar apoio do grupo. Abaixo um exemplo positivo da pesquisa:

Por isso… A PRODUTIVIDADE PASSA POR MELHORES RELACIONAMENTOS

Para melhorar sua produtividade e relacionamentos, comece a olhar primeiro para você.

Dependendo do meu “estado de espírito”, do “meu astral”, da minha “motivação”, “disposição”, “humor”, os meus resultados serão positivos ou negativos. E na sequência…assim serão meus relacionamentos e por consequência, o resultado final de minhas ações, minha produtividade.

Isto também pode ser chamado de “reação em cadeia” ou “efeito dominó”.

Considerando que todas minhas atitudes refletem no resultado final das ações, se eu quiser melhorar esses resultados, conquistar meus objetivos e atingir minhas metas, preciso conhecer e usar todas as ferramentas que me ajudam melhorar meus relacionamentos.

 

Repetindo…tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia envolve pessoas, relacionamentos, interação. Se não cuidarmos do nosso jeito de pensar, falar e agir com os outros…nossa produtividade, nossos resultados não serão bons. Por isso é fundamental entender mais sobre os SEGREDOS DA NATUREZA HUMANA. – ver nessa pagina o MNH

Agora vamos abordar aspectos e características da natureza de cada ser humano, que interferem nos nossos relacionamentos.

Primeiro precisamos identificar as diferenças e semelhanças entre as pessoas, para depois aprender como aplicar este conhecimento, e iniciar uma relação ganha-ganha, onde os objetivos serão alcançados com harmonia e equilíbrio.

As diferenças e semelhanças entre as pessoas são diversas…

  • tipos de personalidade
  • qualidades e defeitos
  • habilidades e talentos
  • limites e desafios
  • desejos e sonhos
  • gostos e desgostos
  • emoções e razões
  • resistência e resiliência

Atualmente é fácil enxergar a extrema polaridade que existe no mundo. Esta polaridade acaba sendo responsável pela baixa produtividade e relacionamentos frágeis. E tudo isso gera a enorme complexidade dos relacionamentos: em casa, no trabalho, nas relações sociais, na escola, com os amigos.

Analogias e metáforas ajudam muito a aumentar a compreensão e a clareza sobre nossas reflexões comportamentais.

 

Hoje escolhemos usar a imagem, perfil, características, qualidade e limitações de dois animais, que convivem no mesmo tipo de ambiente, precisam conviver e sobreviver em situações similares, e tem que interagir entre si diariamente: o TUBARÃO e o GOLFINHO.

Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida expressões como:

  • precisamos aprender a navegar entre os tubarões
  • tenho um tubarão circulando em minha volta
  • você tem algum tubarão na tua vida?
  • aquela pessoa é doce e flexível como um golfinho!
  • seria tão bom termos mais golfinhos em nossa equipe!

TUBARÕES

  • querem sempre tirar vantagem
  • mandar mais do que ser o exemplo
  • não valorizam as especialidades dos outros
  • vai tudo na força, no grito

GOLFINHOS

  • se comunicam bem
  • são muito sociáveis
  • são muito inteligentes
  • sabem lidar muito bem com os tubarões

Facilmente podemos identificar tubarões e golfinhos ao nosso redor: na família, no trabalho ou nos relacionamentos.

Essas são as perguntas que um golfinho faria:

  • Como posso ser mais sociável de forma a conseguir vivenciar o ditado: a união faz a força?
  • Quais as minhas qualidades?
  • Quais as qualidades das pessoas ao meu redor?
  • Será que consigo conviver bem com as diferenças?
  • Sei qual é a influência que a forma que falo ou me comporto cria nos outros?

Como desenvolver maior produtividade e relacionamentos mais flexíveis ?

1º – O primeiro passo é o autoconhecimento

2º – Depois desenvolver as suas qualidades

3º – Diminuir a força das fraquezas

4º – Ajudar os outros nos processos deles

O mais desafiador é mudar nossa visão sobre as pessoas, entender que os outros não são tubarões, golfinhos, sardinhas, arraias, baleias … São pessoas com qualidades e fraquezas, mas em essência, seres humanos únicos e especiais como você…

O Modelo da Natureza Humana é aplicada em todos os nossos cursos de autodesenvolvimento pessoal, treinamentos de equipes, líderes, empresários e funcionários no meio empresarial, através de cursos on line e presenciais, webinários, palestras, workshops (para indivíduos, empresas, instituições sociais, escolas, família), na busca de melhores relacionamentos, mais harmonia e conquista de metas e objetivos.

 

Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.