Alta performance é um estágio que atingimos ao conhecer os Segredos da Natureza Humana.
A palavra segredo sempre desperta a curiosidade. Ela traz em si a promessa de alguma mudança. Emoções, transformações, vantagens ou conquistas. Todavia todos sabemos que o sucesso só vem se desenvolvermos alta performance. Vamos seguir esta trilha...
Os segredos têm vários apelos:
- podem trazer a promessa de um novo aprendizado
- despertar o desejo de conhecer algo novo, inédito
- desejo de resolver algum problema ou algum sofrimento
- conhecer novas ferramentas para encurtar o caminhos para o sucesso
- usar um novo remédio, ferramenta ou receita que faça você se sentir melhor
- ajudar a transformar suas lutas em vitórias
- garantir que desta vez vai dar certo
- conhecer como os outros já conseguiram resolver problemas iguais aos seus
- descobrir que nem todos são tão brilhantes e bem sucedidos como parecem
- acabar com sua vida medíocre e abrir portas para sua transformação
- fazer você ganhar dinheiro sem fazer esforço
Acredita quem quer, mas para saber, precisa conhecer.
Quando usamos aqui a palavra “segredos” queremos chamar sua atenção para algo novo, fácil de entender, eficaz na sua aplicação prática. Algo que não exige nenhuma habilidade e nenhum esforço extra para ser alcançado. Apenas a vontade de tentar mais uma vez...de não desistir da esperança de mudar algo para melhor. Quem sabe você mesmo!...
É claro que a palavra segredo só vai chamar a atenção de pessoas que tem alguma chama acesa dentro de si, algum desejo a ser realizado. Alguém que está em movimento, buscando por algo de valor, uma transformação, a conquista da alta performance. Alguém que não está à mercê do fluxo diário da vida, mas que está no controle ou deseja assumir o controle da situação ou da sua vida, em toda sua extensão: pessoal, profissional, cultural, emocional.
Então vamos lá.
Conheça agora os Segredos da Natureza Humana
Quando usamos a expressão “natureza humana”, estamos fazendo referência ao conjunto de traços distintos - incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da sua cultura, raça, país ou credo. São traços que estão presentes em qualquer pessoa que almeja atingir a alta performance.
A ferramenta Modelo da Natureza Humana® é um modelo de avaliação comportamental que utiliza a natureza como uma metáfora, mapeando a “natureza” das pessoas com os elementos da terra, ar, fogo e água, como descritores de comportamentos.
Além de desenvolvimento comportamental, o Modelo da Natureza Humana® oferece a possibilidade de trabalhar as áreas de desenvolvimento de líderes, equipes, organizações e comunidades.
http://www.esensetreinamentos.com.br/produtividade-passa-por-melhores-relacionamentos/
Quais são os objetivos deste modelo comportamental?
Melhorar sua comunicação, melhorar seus relacionamentos, de uma maneira muito natural, ética e fácil. Os resultados aparecem em pouco tempo.
A aplicação do Modelo da Natureza Humana oferece um entendimento dos perfis comportamentais das pessoas, baseado nas características dos principais elementos da natureza.
Ele foi criado com base em fatores diretamente relacionados entre si: os seres humanos e a natureza. Esses dois elementos possuem a mesma essência, e estão intimamente interligados, com características que modelam todo o mundo no qual vivemos.
Toda a natureza está sob a influência destes elementos, inclusive nós, seres humanos. Estes elementos são a Água, Fogo, Terra e Ar.
ETAPAS DO MODELO DA NATUREZA HUMANA
A primeira parte do processo: compreender que cada um de nós, sempre vai agir ou reagir, de acordo com suas próprias características, seu perfil, suas emoções particulares, de acordo com as suas experiências de vida, e que tudo isso muda profundamente de uma pessoa para a outra.
A segunda parte do processo: responder as perguntas abaixo.
- Como podemos saber qual o perfil de cada pessoa?
- Devo começar por mim mesmo ou pelos outros?
- O que sei sobre o meu próprio perfil?
- Como conseguir harmonizar tantas diferenças?
A terceira parte do processo: entender o perfil de cada pessoa com as quais interajo diariamente, em todos os setores da minha vida. É aqui que você pode iniciar transformações positivas em seus relacionamentos. A partir daí podemos implantar mudanças no nosso comportamento e, por consequência, na interação com todas as pessoas.
http://www.esensetreinamentos.com.br/20-dicas-para-uma-delegacao-eficaz/
Através da aplicação do Modelo da Natureza Humana® você vai perceber que realmente pode escolher o melhor para você, a qualquer momento. Inclusive mudar seu jeito de pensar sobre si mesmo e sobre os outros. A partir daí a percepção das mudanças e transformações começam a ficar visíveis para todos.
Compreender, responder e entender são etapas que sustentam qualquer processo que busca por transformar algo para melhor. A alta performance para por dentro de cada uma delas.
Quais são os conceitos mais importantes, para um melhor entendimento e aplicação deste modelo?
COMPORTAMENTO
Como somos percebidos pelo mundo.
PERSONALIDADE
Dimensão interna e a dimensão externa do SER.
A. COMPORTAMENTO - como somos percebidos pelo mundo.
- Pela nossa forma de falar, se movimentar, de se vestir.
- Ele é externo, é visível, todo mundo percebe.
- São as ações e práticas que refletem a dimensão interior da pessoa:
a. Senso de identidade - quem sou eu?
b. Valores
c. Crenças
d. Pensamentos
e. Sentimentos
f. Idéias
g. Experiências de vida
Cada um é diferente na sua capacidade de expressão, e cada um percebe os outros de acordo com os seus modelos mentais.
B. PERSONALIDADE - é formada pela dimensão interna e dimensão externa do SER.
- Dimensão Interna: não é visível; é uma série de padrões emocionais, processos mentais, padrões de pensamentos, valores, crenças e sentimentos.
- Dimensão Externa: é visível; são os comportamentos.
As duas dimensões são influenciadas pela genética e pela experiência pessoal de cada ser humano, em sua jornada de vida em direção a alta performance.
http://www.esensetreinamentos.com.br/o-pulo-do-gato-para-entender-as-pessoas/
MODELOS COMPORTAMENTAIS
Para que servem? Para identificar a personalidade de uma pessoa.
Como os comportamentos são padrões externos, foram realizados durante milhares de anos (há séculos ouvimos falar sobre tipos comportamentais - Hipócrates 460 ac e Empedócles 430 ac), vários estudos, análises e pesquisas, que geraram diversos tipos de modelos comportamentais.
Esses modelos são agrupados por algum critério específico, que é usado para identificar e definir os tipos de comportamentos:
- forma de se comunicar
- pelos fluídos do corpo
- pela tipo de tomada de decisão
- elementos da natureza
- animais
- números
Assim como nós temos a planta baixa de uma casa, que não é a casa, como um mapa não é o território, o modelo comportamental também não é a pessoa. São modelos que não correspondem à realidade, necessariamente, mas facilitam a análise e a compreensão dos diversos tipos de comportamentos.
Continuamente são desenvolvidos novos modelos de perfil comportamental, desenvolvidos para a aplicação na área de recrutamento, para a área de vendas, gerenciamento de empresas, religiões, para área educação pedagógica e para desenvolvimento pessoal.
São modelos que têm pontos em comum, mas com alterações nos critérios de agrupamento, mas todos têm a mesma função: agilizar a percepção da outra pessoa.
POR QUE NÓS DESENVOLVEMOS MAIS UM MODELO?
O Modelo da Natureza Humana® foi desenvolvido, como já citamos acima, fazendo uma analogia com os elementos da natureza em relação aos perfis comportamentais.
O diferencial deste modelo são os princípios
1º PRINCÍPIO - RESPEITO À INDIVIDUALIDADE
Oferecemos a possibilidade real de transformação, evitando assim a criação de “rótulos” para as pessoas, como acontece nos modelos anteriores.
As pessoas não SÃO aqueles elementos ou animais, mas TEM aquela característica, em algum grau.
2º PRINCÍPIO - VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Cada elemento é importante. Não há um melhor ou outro pior.
A natureza de todos é única e especial, a individualidade é bonita.
Esta é a nossa crença: cada um é especial do seu jeito.
3º PRINCÍPIO - NATURALIDADE
É um modelo fácil de usar, tem altas taxas de retenção, isto é, você pode aprender uma vez e não esquecer mais. Não há necessidade de relatórios complexos, burocráticos, fichas e questionários de avaliação.
É um processo natural, sem a necessidade de usar nenhum elemento externo para sua utilização. É aprender e usar. Simples assim…
4º PRINCÍPIO - IDENTIFICAÇÃO COM A ESSÊNCIA
Este princípio tem origem nos conhecimentos e práticas da meditação do Raja Yoga. Esta prática de meditação desenvolve uma crença profunda e forte de que cada pessoa pode desenvolver os comportamentos que quiser, considerando o potencial verdadeiro da essência original do Ser.
Este PRINCÍPIO - incorpora principalmente o elemento central do autoconhecimento: Quem sou eu? E em seguida dá margem para a autotransformação: “Eu posso desenvolver qualquer comportamento que for necessário”.
5º PRINCÍPIO - ESTÍMULO AO AUTOCONHECIMENTO
Através desse modelo fica muito fácil para a pessoa perceber o que ela precisa desenvolver. Isto é um estímulo poderoso para o início do autoconhecimento.
6º PRINCÍPIO - AMPLA APLICAÇÃO
Outro critério que nos levou a desenvolver este modelo, é que, além de ser de fácil aplicação, também possa ser utilizado nas mais diferentes áreas da vida das pessoas: família, relacionamentos, escola, vendas, estilos de liderança, empresas,...
Esse foi o nosso principal objetivo: integrar todas as áreas da vida humana, através da mesma ferramenta.
E os resultados, principalmente nos treinamentos presenciais, têm comprovado a eficácia do Modelo da Natureza Humana®, registrando uma média de acertos com 95% de aderência em suas aplicações práticas. A transformação fica visível para todos e os resultados através da conquista da alta performance nos diversos setores da vida é concreto.
http://www.esensetreinamentos.com.br/os-porques-e-os-relacionamentos/
MODELOS REFERENCIAIS
O Modelo da Natureza Humana® foi criado, tendo como referência dois modelos comportamentais:
1. Modelo de Hipócrates - os 4 temperamentos
Este modelo traduz bem a questão da energia, da disposição, dos fluídos do corpo. Ele é muito utilizado na educação, em linhas pedagógicas que trabalham com crianças. Serve para orientar professores a se adequar aos temperamentos dos alunos na tarefa de ensinar.
2. Modelo de Empedócles - os 4 elementos da natureza + 2 forças
Deste modelo adotamos os elementos da natureza física, porque o mundo é formado de 4 elementos. Ele também usa mais duas forças: uma que atrai - o amor, e outra que repele - o ódio.
No Modelo da Natureza Humana® nós trocamos essas duas forças por um 5º elemento, que é o SER, a consciência.
O Modelo da Natureza Humana tem dois níveis de aplicação:
NÍVEL EXTERNO
Nível Externo, com a abordagem dos 4 Elementos da Natureza: água, terra, fogo e água.
NÍVEL INTERNO
Nível Interno, onde o foco está na essência do SER.
Então chegamos a seguinte concepção:
1º eixo - Usamos um eixo horizontal das energias, dos fluídos, baseado no modelo dos temperamentos de Hipócrates.
De um lado estão as pessoas que tem mais energia (+), devido a sua genética: tem mais energia física, são mais firmes, determinadas, controladoras, e no outro extremo estão as pessoas mais calmas (-), que perguntam mais, não falam tanto, sugerem e não mandam. Essas características aparecem em uma escala e tudo se manifesta em diversas graduações.
2º eixo - o eixo vertical é o da emotividade. As pessoas que expressam mais as emoções estão em um extremo (+), e essas emoções estão na órbita dos relacionamentos humanos, preferências e sentimentos..
No outro extremo (-) estão as pessoas mais reservadas, que não expressam tanto os sentimentos, orbitando ao redor de tarefas, de coisas, de números, de dados.
E com base nestes dois eixos, o Modelo da Natureza Humana® integra a concepção de Empedócles, com os 4 elementos da natureza.
TERRA
Pessoa que tem mais energia, mas é mais reservada, firme, concreta.
AR
Pessoa menos emotiva, tem menos energia, são mais racionais, ligadas aos fatos, dados, teorias, processos, são muito organizadas, sistemáticas.
ÁGUA
A água acolhe, são pessoas ligadas aos sentimentos, são mais reservadas, calmas e passivas.
FOGO
Pessoas com muita energia, impulsividade, emotividade, criatividade, inovação.
SER
Este é o elemento mais importante, a ESSÊNCIA, o EU, aquele que está consciente. Os outros elementos são a parte comportamental, mas o EU, no centro, age na parte interna .
Os elementos da natureza têm uma graduação diferente, como acontece na própria natureza física. Algumas vezes o cenário tem mais terra, outras mais sol, às vezes mais água e outras vezes é um campo aberto. Ele também pode ser composto.
Todas as cenas da natureza são muito bonitas, assim como cada pessoa tem a sua natureza e também é bonita. De acordo com sua natureza e, principalmente, com sua essência, como um SER completo a meta é sempre a mesma. Se tornar uma pessoa realmente melhor. Ter alta performance e gerar resultados positivos em cada ação.
http://www.esensetreinamentos.com.br/os-7-habitos-das-pessoas-altamente-eficazes/
O principal diferencial deste modelo é essa integração completa dos elementos com a consciência do SER.
Com o MODELO DA NATUREZA HUMANA você conquista a ALTA PERFORMANCE
Transformação Pessoal . Melhor Comunicação . Melhores Relacionamentos
- Lidar e conviver em harmonia com pessoas
- Se tornar uma pessoa realmente melhor
- Fazer as mudanças necessárias no seu comportamento
- Poderá ajudar outros a melhorar
O Modelo da Natureza Humana® é aplicado em todos os nossos cursos de auto desenvolvimento pessoal, treinamentos de equipes, líderes, empresários e funcionários no meio empresarial. Através de cursos on line e presenciais, webinários, palestras, workshops (para indivíduos, empresas, instituições sociais, escolas, família), na busca da alta performance na conquista de metas e objetivos.
Aproveite e faça o Teste de Perfil gratuito que preparamos para você, e siga em frente nesta nova caminhada em direção ao seu desenvolvimento pessoal e o aumento de sua produtividade em todos os setores da sua vida. Junto você também vai receber o e-book especial sobre a Introdução aos Segredos da Natureza Humana.