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Treino Mental para Alta Performance

técnicas de meditação

Treino Mental para Alta Performance

 

Treino Mental muitas vezes está associado a processos de mudança. Quem busca melhorar algo em sua vida acaba encontrando esta opção no topo de dicas eficazes para você conquistar alta performance em qualquer setor de sua vida.

A utilização do termo “Alta Performance” se tornou popular com o desenvolvimento dos esportes competitivos.  Alguém que tem alta performance é aquele que continua trazendo inovação, ganhando seus prêmios, enfim, um competidor que consegue se manter no topo. Leonel Messi é um exemplo no futebol, assim como temos exemplos também de tenistas, surfistas e golfistas que conseguem por muitos anos se manter no topo, entre os melhores. Isto tudo depende de um conjunto de habilidades: habilidade física, conhecimento, estudo, muita paixão e muito treino. E também de habilidades mentais.

Muitos desses esportes são mentais, porque em um alto nível de qualquer esporte, por exemplo um jogador de futebol…ele sabe correr, chutar uma bola, cobrar uma falta, um tenista sabe todos os movimentos…mas o que faz a diferença é a cabeça.

Para ter alta performance em ambientes competitivos, os atletas tem sido muito apoiados pela psicologia esportiva, que avançou bastante para poder fazer com que os atletas tenham um desempenho de sucesso. Imagine se um atleta ficar preocupado com a torcida rival: “eles não gostam de mim, não vou conseguir, eles estão gritando contra mim,…” Ele tem que ter resiliência, essa força mental, vontade de ganhar, capacidade de se concentrar, ter foco, ser capaz de se abstrair do que está acontecendo ao seu redor.

Esses atletas de alta performance também fazem treinamentos em laboratórios. Um exemplo são os ciclistas que são colocados em túneis de vento para conseguir aqueles segundos de vantagem que lhe darão a vitória. Desde a roupa, a postura na bicicleta, no físico, o equipamento, a mente.

A psicologia esportiva tem confirmado seus conceitos na prática ao longo dos tempos, e hoje eles são igualmente inseridos  em outros ambientes. Nas empresas, em ambientes corporativos onde a pressão também é muito forte as técnicas de meditação já são adotadas como ferramenta de produtividade.

 

Um esportista de alta performance como Michael Phelps precisa obter bons resultados constantemente para se manter no topo. Ele afirma:  “Eu acho que a mente é realmente a chave”

Já um cantor que faz sucesso com uma única música, um único disco, não pode ser considerado um profissional de alta performance, mas talvez apenas ter tido a “sorte” de um principiante.

http://www.esensetreinamentos.com.br/os-efeitos-visiveis-da-meditacao/

Alta performance no TRABALHO

Para os profissionais de qualquer área também encontramos diversas situações de desafios que exigem a Alta Performance. Bater as metas, entregar os projetos no prazo, desenvolver competências diversas, equilibrar vida e trabalho, etc.

Assim, a alta performance que começou com os esportes, mas hoje em dia ela também está indo também para o ambiente corporativo.

Por isso foi desenvolvido um conjunto de ferramentas para apoiar as pessoas nesta busca, principalmente nesta parte mental.

Hoje em dia, a maioria dos profissionais que procuram ajuda clínica estão sofrendo de ansiedade, preocupação, stress… as doenças do novo milênio.

Como lidar com tantas variáveis, com tantas notícias negativas, com relacionamentos difíceis? Isto tudo se repete… é no trabalho, em casa, na escola, com os amigos, com os filhos. Podemos afirmar que a alta performance nestes ambientes é muito mais desafiador.

Alta performance na VIDA

Como é para você manter o equilíbrio com a família, com a saúde, com seus amigos, com os seus sonhos, seus hobbies, com teu desenvolvimento pessoal e espiritual?

Manter o equilíbrio em todos esses setores da vida traz muita pressão.

O importante na alta performance pessoal é você conseguir criar os seus sonhos, que pode ser: ficar em casa lendo um bom livro, pode ser fazer uma viagem, pode ser ficar com a sua família, pode ser passear com seu cachorro, pode ser um estudo, pode ser tanta coisa…O que importa é você ter a energia para criar os seus sonhos, de ir atrás de seus sonhos, sejam eles quais forem. Então podemos considerar que você está tendo uma alta performance.

Aqui não estou enfatizando que é necessário ter alta performance em todas as situações de nossa vida. Temos que ter cuidado, pois às vezes existe muita cobrança por parte de algumas pessoas que tem muita energia, são muito ativos e que conseguem realizar muito e assim definem padrões muito altos e acham que os outros tem que seguir o mesmo ritmo. Você não tem que seguir ninguém sob pressão.

Quando a pessoa apenas sonha e não realiza, ela não está tendo aquele desempenho que chamamos de alta performance pessoal. E o mais importante é você saber como ter essa força, essa habilidade mental para conseguir isso.

Treino Mental para alta performance

Assim como um atleta que está se preparando para sua competição, ele está fazendo uso, não só apenas de um treinamento físico, mas naquele momento também se concentrando, tendo foco, visualizando um bom desempenho. Para conseguir um alto desempenho, ele precisa dessas habilidades mentais.

Veja o que você pode conseguir integrando técnicas de treino mental na sua vida.

Desenvolver suas habilidades mentais. Visualização, pensamento positivo, foco, criar um sentimento interno e experimentá-lo.

Conectar-se aos seus recursos internos. Essa treinamento é muito importante pois, por exemplo, a motivação que vem do seu sonho, algo que você deseja muito…essa energia precisa ser ativada continuamente, ela tem que ter um certa regularidade. Não é só usar uma técnica no início do ano, definindo desejos como “esse ano eu quero me tornar assim…” ou quando você pensa em um projeto, combina com os amigos para fazerem um passeio de um ano de férias, e nesse momento existe toda aquela vontade e animação.

Para que algo realmente aconteça ou se transforme, os nossos recursos internos tem que ser acessados continuamente. Essa sua vontade são seus recursos internos, são as suas capacidades, o seu diferencial, seus talentos, suas qualidades. Você precisa dar energia para todos eles, dar vida para esses seus recursos. Você precisa “se perceber” usando aquelas qualidades. Você pode não estar usando esses recursos, mas reconhece que realmente tem essas capacidades, para elas poderem vir para a prática, serem realmente utilizadas. Você precisa pensar, mentalizar, ensaiar e programar a sua mente e então aquilo começa a aparecer e ser utilizado de forma prática. E assim você desenvolve essa conexão com seus recursos internos.

Desenvolver o foco e manter-se focado constantemente. O foco também é uma habilidade que você desenvolve. Ele deve ter uma função contínua, a cada momento, a cada dia e você deve ficar focado naquilo que sente que é importante para você, naquilo que vai fazer a diferença.

1ª TÉCNICA – ENSAIO MENTAL – para o início do dia

Essa é uma das mais importantes técnicas de treino mental utilizadas na busca da alta performance. Ela deve ser feita todos os dias, sete dias por semana.

Essa programação ou ensaio mental é uma técnica que qualquer atleta de alto desempenho usa, antes de entrar em uma competição, um jogo difícil, uma prova…eles se concentram, se preparam. Eles pensam em como vão ter aquele desempenho, visualizam como será aquele momento do teste, qual será a melhor tática para usar, qual será o plano para ter melhores resultados.

Esse é o momento em você ensaia o seu sucesso. Essa é a principal característica do Ensaio Mental…primeiramente você se visualiza com sucesso. Você vai ensaiar o que você tem de melhor e aquilo que você quer alcançar.

O Ensaio Mental é a programação que você mesmo faz…você é o protagonista, você é o ator principal. Você se percebe, se visualiza de forma que você possa incorporar suas qualidades, sentir isso, e principalmente, se acostumar com essa visão.

Neste momento você está ensaiando para uma apresentação. Depois aquilo se torna algo natural, algo que você realmente vai conseguir colocar na prática.

O Ensaio Mental tem cinco (5) etapas:

  1. CENTRAMENTO
  2. FRASE DE IDENTIDADE
  3. VISUALIZAÇÃO
  4. FRASE DE IDENTIDADE
  5. CENTRAMENTO

2ª TÉCNICA – S.T.O.P. – durante o dia

Esta é uma das técnicas de meditação que pode ser executada e trabalhada durante o dia inteiro, durante um minuto ou dois. Dependendo da situação você pode usar mais tempo. Podemos chamar essa técnica de uma mudança intencional.

Ela traduz essa conexão com um propósito maior, com nossos recursos, com nossa visão, nosso sonho. É um acesso ao potencial que cada um de nós tem.

Quando você faz uma parada e acessa de novo aquele seu potencial, você está se preparando para retomar o que você estava fazendo, com mais energia, com mais centramento, com mais qualidade.

Esse S.T.O.P. também pode ser visto como uma mudança de rumo. Você estava fazendo uma atividade, agora você vai fazer outra atividade. É um ajuste de rumos, de direcionamento, de um planejamento.

Em que situações você vai usar esta técnica do S.T.O.P. ?

Quando você está saindo de casa, está indo para o carro, para o ônibus, enfim, para o seu transporte. Então você chega no trabalho e vai entrar em uma reunião. Em cada situação nova você se prepara por um minuto, para se focar para a próxima situação, e assim você fica mais presente, faz uma limpeza interna…é um processo de organização mental, em cada mudança de contexto.

3ª TÉCNICA – AVALIAÇÃO DIÁRIA– final do dia

No processo de desenvolvimento dessas habilidades, agora é o momento de fazer uma revisão do dia.

Aqui temos um resumo desta revisão:

Escrito ou pensado

Visualize as imagens e principais cenas do seu dia

Agradeça e perdoe

Pergunte-se:

O que fiz de bom hoje?

O que preciso melhorar?

Como realizei minhas metas hoje?

Finalize o dia

 

 

Nilce Lima

Treinamento e Saúde e Bem-Estar

 Sua experiência passa por instituições financeiras, multinacional de telecomunicação e empresa jornalística.
 A Nilce se dedica a projetos e programas com foco em cultura, clima organizacional principalmente envolvendo saúde e bem-estar.
 Fez uma transição de carreira consciente, mudou para consultoria e professora de Yoga com um propósito claro: contribuir para que as pessoas reduzam seu nível de stress e aprendam a fazer melhor gestão das emoções e da ansiedade dentro e fora das organizações.
 Atua em escolas onde dá aulas de meditação para pais e filhos. Ela compartilha a filosofia milenar do Yoga e ensina como usar técnicas de respiração, meditação e posturas corporais que trazem equilíbrio ao corpo, mente e coração.
 Atua em empresas com foco no apoio a liderança, criando experiências para que transitem num caminho equilibrado entre mente, corpo e coração, aprimorando seus soft skills com um olhar interno para sua essência e uma entrega mais facilitada, tranquila e verdadeira.
 Ela possui experiência em atendimento de coaching para executivos e também em treinamento com foco na Liderança Adaptativa, Colaborativa e Servidora.
 Faz mentoria para líderes que precisam equilibrar sua vida pessoal com a profissional, evoluir na condução de feedback com base nos conceito de liderança colaborativa e comunicação não violenta.   
 Pós Graduação em R. H. para gestão de negócios e Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda- USJT
 Formação – Instrutor de Yoga – Centro de Estudos Yoga Narayāna.
 Formação – Yoga para crianças e Yoga na Escola – Yoga com Histórias
 Aperfeiçoamento – Anatomia Aplicada ao Yoga – Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa e Curso Inteligência Emocional para crianças na prática – Instituto Eu Soul
 Simpósio Neurociência e Educação – Instituto Casa Grande.

Débora Bertoldi

Treinamento e Desenvolvimento

  • Profissional da área de T & D com 10 anos de experiência. Atua no desenvolvimento de habilidades comportamentais – soft skill
  • Sua trajetória profissional passa pelas áreas de vendas e marketing dos setores: bancário e agência de publicidade. Foi líder de pessoas e Gerente de novos negócios
  •  Descobriu muito cedo que os relacionamentos geravam impactos maiores do que se via. Dedica-se a projetos nos quais possa aplicar sua visão estratégica do ambiente de negócios para que as pessoas (micro empreendedores) e empresas alcance cada vez mais os resultados que desejam.
  • Em T&D se dedica a projetos que envolvam saúde e bem-estar, relacionamentos saudáveis e equilíbrio da vida pessoal e profissional.
  • Experiência em Psicologia clínica e hospitalar atendendo pacientes dos hospitais como IBCC (Instituto brasileiro de controle do câncer) e Nefrocor e pacientes em consultório particular.
  • Nos últimos anos estudou fundamentos de negócios digital e experimentou empreender. Tem dois cases pessoais de sucesso e muita história pra contar.
  • Pós Graduação em Neurociência e Graduação em Psicologia
  • Sua paixão pelo desenvolvimento do ser humano a instigou para buscar novas ferramentas e metodologias para se conectar com mais pessoas. Tem formação em PNL e CNV – Comunicação não violenta e Disciplina positiva pela PDA/USA (Positive Discipline Association).

Sergio Scorbaioli

Treinamento e Gestão de Projeto

  • Consultor há mais de 20 anos, sua formação profissional está embasada no mercado financeiro, construiu sua carreira profissional em bancos com especialização em Tesouraria (Citibank e Unibanco) atuou em mesas de operações como: Interbancário, Renda Fixa e Mesa de Clientes Investidores, Private e Empresas.
  • Liderou equipes de alta performance sendo reconhecida pela pesquisa de satisfação interna como a melhor parceira da rede de agências. Liderou equipe de executivos de vendas do segmento Empresas e Middle Market. Tem muita experiência como líder de equipes técnicas, da área comercial e de consultores sênior.
  • Escolheu ser consultor por conexão com sua escolha de um estilo de vida equilibrado entre o ensinar e o aprender em situações diferentes.
  • Especializou-se em atendimento a clientes e capacitação de pessoas principalmente para área comercial.

  • Sergio Scorbaioli possui larga experiência em formação de pessoas, de equipes de alta performance e liderança. Atendeu diversos segmentos da economia:  setores de varejo – grandes redes, energia, telefonia, automotivo, alimentação, comunicação, embalagens, medicina, saúde, farmacêutico, higiene e beleza, além dos principais bancos comerciais e bancos de montadoras.
  • Se dedica a projetos com foco em treinamento de líderes e de equipes principalmente nos temas de: gestão da mudança, planejamento estratégico e comercial, liderança adaptativa e colaborativa, aumentar a produtividade, elevar a qualidade no atendimento, criatividade e pensamento crítico. Atua em treinamento e na gestão da equipe.
  • Experiência em mentoria para área comercial com foco na melhoria do processo de vendas, fidelização de clientes e melhor conexão no relacionamento com seus pares e equipe. Assessoria e orientação das finanças pessoais, alinhado ao contexto do cenário macroeconômico.
    Direcionamento e orientação aos profissionais financeiros na preparação para a certificação do mercado financeiro e de capitais.
  • Pós Graduação em Administração Financeira e Graduação em Ciências Econômicas – PUC
  • Curso de Tendências: Construindo o Futuro Observando o Presente – AAA Inovação e de Investimentos e Novo Mercado Financeiro – EA Banking

Paula Boni

Treinamento e Gestão de Projeto

• Profissional com 15 anos de experiência na área de T &D.
• Lidera e atua em projetos de treinamento e desenvolvimento de hard e soft skills.
• Entre as técnicas de aprendizagem que utiliza destaca: simulações com cases personalizados, jogos interativos, estruturas libertadoras, gamificação, Design Thinking e Learn Map, Storytelling, WorldCafé.
• Sua experiência passa pelas áreas de vendas, marketing e produtos e conhece com profundidade a área comercial.
• Tem visão estratégica do ambiente de negócios e conhece a importância do engajamento do capital humano neste contexto para alcance dos resultados.
• Seu foco sempre esteve em treinamento e desenvolvimento de pessoas atuando nas competências técnicas e comportamentais.
• Tem muita experiência na gestão de projetos, sendo a parceira próxima do cliente quando ele faz mudanças seja na implantação de um sistema novo, reforço de um procedimento ou alteração de algum aspecto da cultura;
• É a líder responsável pela coordenação de equipes de projetos envolvendo treinamento em grande escala em curto espaço de tempo; faz o mapeamento das necessidades e o desenho das soluções com criatividade e adaptabilidade;
• Conhece e atua no processo de negociação de propostas comerciais com clientes de diferentes segmentos como bancos, agrobusiness, empresas de energia e grandes varejistas.
• Especialização em Estratégica de Recursos Humanos – FGV
• Pós graduação em Gestão dos Negócios
• Graduada em Psicologia – Experiência em Psicologia Clínica, atendendo pacientes em consultório particular. É habilitada para aplicação e Análise de testes psicológicos.

Rodrigo Ambros

Treinamento e Tecnologia

Na área de Desenvolvimento Humano:

• Professor de meditação e cursos de qualidade de vida desde 1985
• Autodidata e pesquisador do processo de mudança de comportamento do ser humano
• Certificação Internacional em coaching pela International Coaching Community
• Consultor e facilitador pela Oxford Leadership
• Certificado em Coaching Mental pela Mental Training Inc.
• Certificado em Hipnoterapia por Dr. Paul Andler – Instituto Actius
• Master Trainer em PNL pela Sociedade Brasileira de PNL
• Diretor da ONG Brahma Kumaris no Brasil

Atua em desenvolvimento de treinamento para líderes de todos os níveis, equipes de alta performance, desenvolve principalmente soluções para melhoria do processo de comunicação, de relacionamento interpessoal, técnicas de concentração, modelos de multiplicação de conteúdo, modelagem e desenvolvimento de cursos à distância.

Na área de tecnologia:

• Atua em desenvolvimento de soluções para TI desde 1986
• Especialista em eLearning e Microlearning tendo desenvolvido diversos sistemas de aprendizagem à distância
• Desenvolvedor sênior mobile Flutter & Dart
• Arquiteto de Soluções Java & Java Developer Certified
• Possui diversas certificações em produtos IBM (Websphere e Lotus Notes)
• Trabalhou em projetos de grande porte em empresas como Magna Sistemas, PNUD, FAO, Banco Meridional

Erileuza Mendes

CEO – Fundadora

•  20 anos atuando em consultoria com foco na estratégia do negócio, grandes cases para contar e muitas experiências para compartilhar. Um breve resumo da trajetória em projetos:
•  Trabalhou em três bancos brasileiros o Bradesco, Itaú e Unibanco e experimentou fazer uma transição de carreira desafiadora para consultoria.
•  Como Consultora, participou de projetos envolvendo mudança de cultura com fusões de empresa como Banco ABN com o Banco Real, do Santander com o Banco Real, Itaú com o Unibanco. 
•  Alinhamento estratégico de liderança para empresas como AkzoNobel Brasil, SESI, HSBC Corporate e Marfrig. 
•  Desenvolvimento de líderes por meio de coaching para DB Schenker Brasil, Sysmex do Brasil e Renault. 
•  Desenvolvimento de Business Partner/RH para Contax, Rede Lojas Leader e Brasil Center. 
•  Mentoria para líderes na Farmamed, Justiça Federal de Santa Catarina e Agência Calia. 
•  MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRJ), Licenciatura em Pedagogia Organizacional e diversos cursos de aprimoramento. Master Coach executivo e Mentoria em liderança pela ACT Coaching Escola Superior de Coaching. Credenciada pelo ICF – Institute Coaching Federation
•  Consultora e coach da Oxford Leadership com certificações em três programas globais
•  Consultora da BTA Associados com foco em mudança organizacional.

Anamaria tavares

Minhas especialidades incluem:

• Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais e presenciais.
• Formação e mentoria de líderes de aprendizagem — que transformam conteúdo em prática e resultados.
• Curadoria e desenvolvimento de conteúdos personalizados.
• Gestão produtiva do tempo e rotinas com propósito.

Vinicius Cedotti

Professor na Pós-graduação Lato Sensu de Gestão em Saúde no Ensino do Hospital Albert Einstein

Professor na Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas pela Escola Conquer

Diretor de Projeto com Experiência em Consultoria Internacional, em diferentes segmentos de atuação.

Liderou projetos de transformação cultural e liderança no Hospital Vila Nova Star, Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo, InCor, Santander, Toyota, Hyundai, Volkswagen, Hotel Transamérica e Carrefour.

Especialista em desenvolvimento organizacional proporcionando transformações tangíveis que perduram positivamente sob 2 aspectos: Negócios e Pessoas.

Graduação: Administração, Jornalismo e Produção Musical
Especialização: Liderança Por Valores (HCFM USP)

Pós-graduação: Consultoria Empresarial (FIA)

MBA: Gestão em Saúde com foco em Administração
Cursos de extensão: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Vendas, Influência e Persuasão

Viviane Yamaguti

Projetos / Clientes Atendidos

Sólida experiência em projetos nacionais e internacionais com forte atuação nos idiomas inglês e espanhol em empresas de segmentos diversos: tecnologia, mineração e energia, streaming, farmacêutico, bens de consumo,, financeiro, dentre outros.

Alguns projetos e clientes:

Liderança Inclusiva – Vale, Engie, Saint-Gobain, Grupo Ultra, Grupo HDI, Grupo ADEO, Bracell, Bradesco

Leader for All – Neogrid, Eurofarma, SESI/SENAI

Aceleração de Carreira e Liderança Feminina – Gerdau, Warner, Oracle, White Martins, Casas Bahia

Team Building – Embraer, Johnson&Johnson

Transição de Liderança – Bosch

Milton Oyas

ESPECIALIDADES

  • Liderança: Líder de Pessoas + Líder de Processos e Resultados + Líder Treinador
  • Técnicas de Vendas Consultivas: o processo de utilidade corporativa para os Clientes através da magia do Storytelling
  • Comunicação & Oratória
  • Gestão da Carteira de Clientes
  • Ambidestria Organizacional
  • Mentoria e Coaching Comercial
  • PNL para Vendas
  • Persuasão, Influência e Fechamento

Programa de Mentoring

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 12 sessões de 1h00 (semanal ou quinzenal), com duração de 3 a 6 meses

Eixo temático

Independente da área que atuar, desempenhar um cargo de liderança não é algo simples, exige uma nova postura. Deixar o papel de executor e assumir uma posição em que as pessoas esperam direcionamento é uma atividade que necessita de habilidades comportamentais e tem mais, o gestor precisa encontrar formas eficientes de administrar as tarefas da área, fazer a gestão do tempo, acompanhar a produtividade, ficar atento ao engajamento das pessoas e alinhar tudo isso, com as expectativas da empresa. Ter dicas e apoio de uma pessoa experiente que pense junto nas estratégias e converse sobre o como fazer faz toda diferença.

Programa de Coaching

Alguns motivos para contratar:
Principais benefícios:

Duração: 8 sessões de 1h00 por semana, com duração de no máximo 3 meses

Eixo temático

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Esse texto de Fernando Pessoa, mostra que todos nós temos um momento na vida que é de mudança e o coaching é um processo que apoia o ponto de virada na vida das pessoas.

Design Thinking

Objetivos

Carga Horária: 4h a 6h

Eixo temático

Essa metodologia é uma abordagem sistêmica que tem como objetivo aproveitar oportunidades a partir da experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio para se obter um feedback dos clientes. Desse modo, é possível alocar melhor recursos, sejam eles humanos, financeiros ou físicos, utilizando bem o tempo e os ativos com mais consciência.

Nesse módulo nossos consultores criam um ambiente para integrar habilidades e pensamentos inovadores. Combinando empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções em conjunto para que sejam bem sucedidas.

Estratégias de Vendas

Objetivos

Carga Horária: 6h a 8h

Eixo temático

As vendas são a principal forma de se conseguir sustentação e crescimento para qualquer tipo negócio. Para tanto, as ações da área comercial precisam ser estratégicas. Acreditamos na eficiência qualitativa e na proximidade com os clientes, perguntando o que eles querem e lendo os dados que estão disponíveis na empresa para identificar as necessidades ocultas.

Nesse módulo trazemos além de conteúdo a experiência dos consultores e muitos cases que servem inspiração para a criação de estratégias personalizadas para o contexto.

Técnicas de Apresentação

Objetivos

Carga Horária: 3h a 6h

Eixo temático

Apresentação faz parte da vida e fazemos isso em diferentes momentos. Talvez tenha participado de uma seleção de candidatos para promoção de uma vaga interna onde trabalha, de entrevista para uma vaga de mercado ou falar sobre uma ideia nova que teve, certamente precisou encontrar a melhor forma de transmitir o que queria e para isso existe técnicas, entretanto, o que é mais importante é a habilidade por trás da técnica.

Nesse módulo falamos da habilidade e para isso tocamos em aspectos do autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor e aceitamos nossas vulnerabilidades, falar em público torna-se uma tarefa mais agradável.

Aliada as técnicas de oratória, a postura, autoestima, gestos, tom e entonação da voz trazem segurança ao orador.

Relacionamento interpessoal

Objetivos

Carga Horária: 3h a 4h

Eixo temático

Consciente ou inconscientemente percebemos que ação e reação andam sempre juntas. Não tem nada que aconteça conosco ou a nossa volta, que não esteja direta e profundamente relacionado com fatos anteriores: pensamentos, ações, palavras e atitudes gerados por nós ou por outras pessoas.

Compreender o que o outro valoriza na comunicação e flexibilizar a forma pessoal é uma estratégia saudável e produtiva de criar elo nos relacionamentos.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Facilitando conversas difíceis

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

Já sabemos que lidar com seres humanos é desafiador e se torna ainda mais complicado quando esse contato envolve: reportar um erro, transmitir um feedback, negociar com ideias conflitantes e abordar outro assunto delicado. Esse é o tipo de conversa difícil que poucos sabem como conduzir.

Capacitamos os líderes nas técnicas que facilitam a abordagem da conversa difícil.
• Gestão do impacto da intensidade da própria emoção;
• Visão positiva do resultado final da conversa;
• Estrutura do diálogo (o fato, o posicionamento, a reflexão e o aprendizado).

Saúde e bem-estar

Objetivos

Carga Horária: 2h + 1h individual

Eixo temático

Estudos científicos mostram os benefícios da meditação e os médicos indicam atividade física para todos, mas, como inserir estas práticas no dia a dia? Nosso objetivo é orientar o líder em como fazer para criar momentos exclusivos de “respiro” na equipe convidando-o a experimentação de cuidados consigo. O módulo traz um consolidado com 5 exercícios de alongamento breves e práticas de meditação que podem ser aplicados diariamente.

Os benefícios são físicos e mentais. Entre eles, destacamos:
• Benefícios diretos no combate à depressão, o estresse e à ansiedade;
• Melhora a qualidade do sono, combatendo a insônia;
• A inclusão de exercícios de alongamento (baseados na Yoga) diariamente propicia benefícios para saúde de forma integral.

Também está incluído neste módulo 3 sessões em vídeo e áudio com treinos mentais para desenvolver os fundamentos de relaxamento, energização e visualização.

Comunicação efetiva

Objetivos

Carga Horária: 4h a 8h

Eixo temático

A comunicação se dá em todas as etapas do ciclo de gestão de desempenho, nas interfaces com parceiros e clientes para construção e manutenção das relações que geram resultados comuns.

Relacionamento Interpessoal: desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal significa ampliar a visão para trabalhar efetivamente com as pessoas, evitar situações de conflito desnecessárias, porém, resolver o mais rápido possível quando houver. Ter interesse para conhecer as pessoas de forma integral: sua história, seus valores, considerar a vulnerabilidade humana e aprender a ler as reações das pessoas da equipe para modificar sua abordagem de forma situacional.

Relacionamento Intrapessoal: quanto mais a pessoa se conhece, maiores são as suas chances de conquistar a satisfação pessoal e seu estado de felicidade nas diferentes áreas da vida. A prática constante de descoberta sobre si e amplitude do autoconhecimento contribui para lidar com os diferentes tipos de relacionamentos e adequar a linguagem ao público.

Comunicação efetiva: promover de forma prática utilizando casos reais, a construção de uma comunicação mais fluida com impacto positivo no público. Isso envolve: planejamento, exposição, escuta ativa, flexibilidade e aspectos técnicos (tom, volume, ritmo, energia, vícios, dicção e postura), avaliando o que se perde e o que se ganha na escolha de cada alternativa. O QUE precisa ser dito, para QUEM, QUANDO e COMO comunicar.

Os valores abordados nesses módulos são: conexão, respeito e diálogo.

Feedback e Feedfoward

Objetivos

Carga Horária: 2h a 4h

Eixo temático

A OMS alerta que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de um transtorno mental ao longo da vida. Considerando que as pessoas passam mais tempo com seus colegas de trabalho do que com seus familiares e amigos, se faz necessário que haja a escuta ativa com sensibilidade. É fundamental ter atenção em como se faz os julgamentos diários, cultivar uma boa relação e promoção de um ambiente saudável para o bem estar de todos.

Um dos valores abordados nesse tema é superação.

Flexibilidade e Adaptabilidade

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Os cenários novos trazem desconforto, juntos podemos criar uma visão do novo de forma realista e otimista. Todo líder precisa ser capaz de se posicionar rapidamente em um ambiente de mudanças frequentes, isso requer um encontro com a melhor versão de si mesmo, buscando autoliderança e gestão da emoção.

Um dos valores abordados nesse módulo é a colaboração.

O líder do agora

Objetivos

Carga Horária: 2h

Eixo temático

Independente do nível de liderança todos nós podemos ter o sentimento de ser um eterno aprendiz, colocando-se à disposição da equipe de forma aberta, com respeito, gerando assim integração mais profunda com as pessoas para que mudem os processos, a empresa e se crie benefício para uma comunidade.


Um dos valores humanos abordados nesse módulo é expansão.